Mostrar mensagens com a etiqueta campeonato nacional ii Div.. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta campeonato nacional ii Div.. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 25 de outubro de 2011

22.Out.2011 - GRUFC vs. AAUTAD


GRUFC recebe e vence AAUTAD !

No passado sábado, dia 22 de Outubro, o GRUFC-Cenatex estreou-se em casa da melhor forma para o Campeonato Nacional da IIª Divisão, vencendo a UTAD por 13-10.


Os Vimaranenses entraram bem no jogo, conseguindo alguns desequilíbrios, dos quais um deles resultou num ensaio de uma insistência do 2º centro passando por alguns jogadores da equipa adversária.

A AAUTAD (Associação Académica da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro) ripostou com diversos ataques da sua avançada, mas a resposta dos Bravos não poderia ser melhor com uma defesa muito agressiva e apoiada dos seus avançados.

O intervalo não trouxe grandes alterações ao jogo, que continuava muito garrido, com muitas placagens efectivas e sobretudo com algumas jogadas de muito bom nível no jogo aberto.

Após diversas trocas de chutos das linhas atrasadas, o GRUFC-Cenatex conquistou um alinhamento nos 22m da equipa adversária. A partir desse alinhamento, os Bravos conseguiram o seu segundo ensaio depois um grande trabalho efectuado pela sua avançada.


A partir desse momento, a equipa visitante tentou correr atrás do prejuízo, mas sem sucesso, visto terem conseguindo apenas um ensaio através de mais uma insistência das suas primeiras linhas.

O público presente foi brindado com um bom desempenho dos avançados Vimaranenses, uma vez que fizeram um esforço tremendo para aguentar os fortes ataques concentrados dos Universitários de Vila Real.


No final do jogo, o treinador do GRUFC-Cenatex comentava que esta vitória foi sofrida mas merecida, consequência de uma boa semana de treino e de grande vontade por parte da equipa sénior em dar a volta . Os últimos minutos foram massacrantes mas os Bravos demonstraram que conseguem e que podem garantir formações ordenadas com qualquer avançada desta divisão. A equipa irá continuar a trabalhar para estar no seu melhor nível para receber, na próxima jornada, dia 29 de Outubro, o Clube de Rugby de Famalicão, primeiro classificado do grupo neste momento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

22.Out.2011 - Braga Rugby vs. GRUFC

Numa tarde de dupla estreia para a equipa de Sub 18 do GRUFC, Sábado, 22 de Outubro, realizou-se a deslocação ao campo de S. Lourenço de Sande, em Guimarães, casa emprestada do Braga Rugby, para o embate entre as duas equipas vizinhas.



Num campo difícil, mal tratado e sem as dimensões desejáveis, os vimaranenses dominaram desde o primeiro minuto do desafio, chegando rapidamente ao ensaio, numa jogada de insistência do pack avançado, posteriormente convertido em mais dois pontos pelo arriere Miguel Gonçalves.

Com o jogo a decorrer apenas num sentido, e numa jogada em tudo idêntica à primeira, inclusive nos intervenientes, o resultado passou para 0 – 12.

Neste momento do encontro, fruto de um excesso de confiança dos visitantes, o Braga Rugby conseguiu aproveitar as facilidades e converter o seu único ensaio, colocando o jogo em 5 – 12, o que levou o treinador do GRUFC, Leonel Nunes a chamar o capitão Filipe Pinheiro, de forma a reorganizar de novo a equipa, que rapidamente passou o jogo para os 5 – 26 com que se acabou a primeira parte.










A segunda parte do encontro só teve um sentido, com a sucessão de jogadas de belo efeito, apesar da tenaz oposição dos bracarenses, que tudo fizeram para inverter a situação e tentar marcar o maior número de pontos possíveis.




O resultado final de 5 – 45 mostra bem a diferença que ainda existe entre as duas equipas e que lança da melhor forma a equipa de Guimarães nesta sua terceira época competitiva, e onde se salientam as prestações individuais do 3ª Linha, Pedro Faria, do Médio de Formação, Vasco Dessa, e do Talonador, Eduardo Guimarães, que juntamente com o esforço do restante colectivo, permitiram que o resultado se avolumasse.

Uma nota de pesar pela lesão do Asa, Rui Ribeiro, que devido a uma fractura de clavícula não poderá dar o seu contributo à equipa nas próximas 6 semanas.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

16.10.2011 - GRUFC/CENATEX Vs. Braga Rugby

Paulo Machado (Monta) resistindo a uma placagem.
fotografia: Eduardo Raynoch


O Guimarães Rugby Union Football Club deslocou-se, este fim-de-semana, ao campo do Braga Rugby, em Sande – S. Lourenço - em jogo a contar para a primeira jornada do Campeonato Nacional da II Divisão Zona Norte.



O GRUFC/CENATEX partia para este embate com superior expectativa e com a sensação se serem favoritos, facto que acabou até por funcionar, mais tarde, contra a equipa da cidade berço, tendo esta perdido o jogo nos últimos minutos.


O jogo começou da melhor forma para os BRAVOS do GRUFC/CENATEX com os avançados a dominarem as formações ordenadas e alinhamentos, fazendo o jogo fluir para as suas linhas atrasadas. O domínio territorial foi total na primeira parte e os ensaios de Márcio Eliseu e Luís Ferreira (Bubu) surgiram após as várias insistências ofensivas dos Bravos.

A vantagem no marcador teve o dom de adormecer os homens de Guimarães sobre os louros e assim acicatar a equipa de Braga que provou, apesar de estarem num processo de retorno competitivo, ter uma linha avançada capaz de ombrear com as restantes da sua divisão, pelo menos no que toca a formações ordenadas e a alinhamentos.

Até ao final a avançada bracarense construiu e concretizou dois ensaios aproveitando os erros defensivos dos Vimaranenses, dos quais um deles convertido, conseguindo desta forma passar para a frente do marcador.

A equipa do GRUFC/CENATEX subestimou os Bracarenses que aproveitaram as falhas de concentração do seu adversário e assim puderam manter o marcador a seu favor até ao final da partida.

O resultado no final jogo foi de 15-14 para o Braga Rugby.

Fitz (Filipe Ribeiro) saindo de uma mêlée.
fotografia: Eduardo Raynoch

No final do jogo, o treinador do GRUFC, Jeremias Soares, comentava que apesar de estar triste com a derrota sofrida nos últimos minutos, este estava orgulhoso pela forma assombrosa como os Bravos defenderam ante um conjunto muito mais experiente do ponto visto técnico e táctico. O novo treinador dos Vimaranenses consciente dos erros cometidos sente que o grupo está motivado e focalizado para a vitória e que este irá superar esta derrota - como uma verdadeira equipa de Rugby -, preparando de cabeça erguida o próximo embate do com a UTAD, que ocorrerá já no próximo sábado."

Neste arranque do Campeonato Nacional da II Divisão o GRUFC/CENATEX estreou os novos equipamentos de jogo para a presente época desportiva, equipamentos esses que são o fruto da parceria estabelecida com a Fundação Cidade de Guimarães, razão pela qual os Bravos de GRUFC/CENATEX orgulhosamente ostentam no peito das suas camisolas o “coração” de “Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012”.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seven`s - Famalição

Campeonato Nacional 7's IIª Divisão - Etapa Norte [Famalicão]



No passado sábado, dia 4 de Junho, o GRUFC-Cenatex estreou-se na 3ª etapa do CN IIª Divisão, variante de 7's, (Seven`s) que ocorreu no Estádio Municipal de Famalicão e que teve a presença de 8 equipas. Num dia atípico, em que o sol abrasador deu lugar a uma valente granizada, apenas para voltar a brilhar, as equipas defrontaram-se em jogos que fizeram as delicias do publico, que se fazia notar em grandes exclamações e sons de festa, tão típico desta variante do Rugby.



Na fase de grupos, os Vimaranenses defrontaram primeiro os velhos conhecidos do RC Oeiras, num jogo agradável e bem disputado. Começando por sofrer um ensaio, os Bravos reforçaram a paciência e esperaram, montando uma defesa organizada e eficaz que acabou por trazer as oportunidades, imediatamente convertidas em pontos. Esta atitude assertiva, permitiu ao GRUFC-Cenatex alcançar assim a sua 1ª vitória no torneio.



O 2º jogo, confrontou os Bravos com os seus mais antigos e queridos rivais, O CR Famalicão. Nada faria prever o desenrolar deste jogo, que, ao contrário do anterior, foi pautado por um GRUFC desorganizado, descuidado e desarticulado, que nunca conseguiu, em qualquer momento da partida, impor-se ao adversário, que facilmente infligiu uma pesada derrota aos homens de Guimarães.



O 3º jogo, trouxe uma nova oportunidade ao GRUFC-Cenatex de se redimir da prestação anterior, contra uma equipa mais acessível, o RU Aveiro. Apesar de, mais uma vez, sofrer um ensaio no 1º minuto, os homens do GRUFC-Cenatex conseguiram manter o sangue-frio e, através de muita paciência e organização, dar rapidamente a volta ao marcador por meio de ataques e contra-ataques vertiginosos. Bem coordenados entre si, todos os elementos da equipa mantiveram uma excelente prestação durante todo o jogo, alcançando a 2ª vitória do torneio. Esta atitude renovada permitiu aos Vimaranenses recuperar a confiança da equipa, que se revelaria vital para a disputa da final, cujo acesso garantiram com a vitória sobre o RU Aveiro.

No final do torneio, o GRUFC-Cenatex tinha conseguido apurar-se como um dos finalistas da 2ª taça, que tinha, do lado oposto do campo o RC Bairrada, equipa aguerrida e conhecida pelo seu espírito lutador.


Foi, provavelmente, um dos mais excitantes jogos do torneio, trazendo o espectáculo e a animação nas bancadas, apesar se terem marcado, apenas, 3 ensaios no seu decurso.
Como algo que fosse já seu apanágio, os homens de Guimarães começaram o jogo a sofrer um ensaio, mas, com as experiências anteriores, perceberam que a calma e a paciência traz frutos. E dessa forma, conseguiram chegar ao empate, através de um ensaio bem construído que gerou uma oportunidade indefensável. O jogo chegou ao término na condição de empate, o que forçou um prolongamento do jogo em morte súbita, ou seja, quem marcasse um ensaio, saía vitorioso. Desde o apito de inicio do prolongamento até o jogador vitorioso pousar a bola na área de ensaio, assistiu-se a uma guerra de nervos entre os homens de Guimarães e os da Bairrada, que, através de ofensivas estudadas e defesas calculadas de parte a parte, foram consumindo as suas energias, tendo sempre em mente que, só pode marcar quem tiver a bola nas mãos. E foi dessa forma que os Vimaranenses, numa tentativa de quebrar as linhas defensivas da Bairrada, perderam a bola e sofreram o derradeiro ensaio.

Assim se encerrou o torneio para o GRUFC-Cenatex, vencido finalista da 2ª taça da etapa de Famalicão.

Palavras do treinador:

"Um grande dia de Rugby! Parabéns à organização pelo excelente trabalho e a todas as equipas da 2ª divisão presentes no torneio que, encarando com atitude séria os esforços empenhados nestas acções, valorizam e elevam os níveis competitivos do Rugby. Uma nota de reparo à entidade reguladora do Campeonato Nacional 7's IIª Divisão, a F.P.R., pelo facto de não apoiar devidamente, como é sua obrigação, estes eventos, ao não assegurar árbitro para toda a etapa. Felizmente entre as equipas e a organização (CR Famalicão), definiram-se elementos que asseguraram e dirigiram os jogos com grande qualidade.

Fomos a Famalição para jogarmos o nosso rugby e fomos avançando no torneio. Tivemos um desaire contra a equipa da casa e acabamos por disputar a 2ª taça, da qual saímos vencidos, mas não sem o sentido de dever cumprido. Representar condignamente a Cidade Berço a Capital Europeia da Cultur – Guimarães 2012 !

Levamos uma bagagem de lições preciosas para o futuro do Rugby em Guimarães."