segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

11.Fev.2012 - Seniores - GRUFC x Braga Rugby

No passado dia 11 de Fevereiro, o GRUFC-Cenatex recebeu o Braga Rugby a contar para a 1ª jornada da segunda fase do Campeonato Nacional da IIª Divisão. Sabia-se a partida que iria ser um adversário muito difícil, tendo sido uma das únicas equipas a ter conseguido derrotar os Bravos na primeira fase do Campeonato.

O pontapé de saída deu-se pelas 16h00, nas Pistas Gémeos Castro em Guimarães, num clima excelente para a prática do rugby onde a equipa Vimaranense se viu um pouco desfalcada, com algumas baixas por lesão, obrigando a um esforço suplementar aos jogadores.


O jogo começou com uma grande atitude dos homens de Guimarães partindo ao ataque para cima do adversário, colocando a equipa do Braga a defender dentro do seu meio campo. Os Vimaranenses ensaiaram apenas por uma vez na parte primeira parte, apesar de ter obtido diversas oportunidades para dilatar o marcador.

Os Bracarenses, no final da primeira parte, puxaram dos seus galardões e subiram no terreno, mas sem conseguir pontuar devido a boa organização defensiva e garra dos Vimaranenses.





Na segunda parte, os Bravos entraram em campo decididos em matar o jogo. Apesar dos Bracarenses terem carregado com a sua avançada dentro dos 22 metros Vimaranenses durante alguns minutos, os Bravos conseguiram aguentar e dar a volta aos acontecimentos, desgastando por completo os 8 da frente do Braga Rugby nas formações ordenadas e em jogo corrido. O GRUFC-Cenatex dispôs, mais uma vez, de diversas oportunidades de dilatar o marcador, mas conforme se tinha sucedido em diversas partida, apenas obtiveram mais dois ensaios até ao final do jogo, fechando o resultado em 24-0.




No final do jogo, o treinador do GRUFC-Cenatex comentava que esta vitória tinha sida suada e motivadora para o restante campeonato. A nossa equipa desperdiçou demasiadas oportunidades de concretização, poderíamos ter obtido facilmente o ponto de bónus. Temos de melhorar e trabalhar principalmente nas posições que estamos mais desfalcados devido a graves lesões. O treinador ficou muito satisfeito dos seus jogadores, visto estes terem dado toda a sua energia a equipa e conseguindo ainda ir buscar mais alguma a fantástica união do grupo que conseguiram durante o jogo.


A equipa irá continuar a trabalhar para estar no seu melhor nível, na próxima jornada dia 19 de Fevereiro, na Lousada, frente ao Rugby Clube de Lousada.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

11.Fev.2012 - S18 CRAV x GRUFC



Último jogo da época termina com derrota para os Sub18 do GRUFC


Sendo o último encontro da temporada para a equipa de Sub 18 do GRUFC, a disputar o Campeonato Nacional da II Divisão, esperava-se um pouco mais nesta deslocação ao sempre difícil reduto do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, este Sábado passado, servindo também a partida para mais uma actividade de divulgação da Capital Europeia da Cultura, uma vez que tudo começou com a distribuição de oferendas alusivas ao evento vimaranense a toda os elementos da equipa adversária, e mesmo junto do público que se deslocou ao Complexo Desportivo Municipal em número significativo, prova de que nos Arcos o Rugby é a modalidade oficial do concelho.

A comemorar o 32º aniversário, o clube do alto Minho apresentou-se na sua máxima força, inclusive com recurso aos seus atletas internacionais, com aquele que provavelmente é o mais poderoso pack avançado deste escalão e com umas linhas atrasadas plenas de experiência, uma vez que quase todos os atletas desta equipa já estão no seu último ano de Sub 18, indo na próxima temporada engrossar as fileiras da equipa sénior do CRAV, que actualmente disputa o Campeonato Nacional da I Divisão.

Os vimaranenses, devido ao elevado número de atletas indisponíveis para o encontro, tanto por lesão como por compromissos académicos, viu-se forçado a alinhar com um XV de recurso, composto maioritariamente por atletas ainda Sub 16, intercalados por alguns atletas mais experientes e magnificamente conduzidos em campo pelo Arriere Filipe Pinheiro e pelo Centro João Faria, mais uma vez se confirmando como os atletas mais esclarecidos desta equipa de Guimarães.

Fruto da inexperiência de alguns atletas, o jogo começou com alguns erros do defensivos dos Bravos do Condado, que resultaram num ensaio não convertido para o CRAV. O jogo equilibrou-se de seguida, perante as insistências do também poderoso pack avançado vimaranense, que muito lutou e não perdeu uma única disputa com os rivais, nomeadamente na confrontação directa das formações ordenadas e nas formações espontâneas. A primeira parte terminou com um equilibrado 10 – 0.

Na primeira metade do segundo tempo, o jogo continuou com igual toada de equilíbrio, tendo-se mesmo jogado grande parte deste período na linha dos 22 metros do CRAV. Seguidamente, o jogo voltou a virar de sentido, uma vez que os vimaranenses começaram a acusar o esforço, pois enquanto que o CRAV substituiu praticamente toda a 3ª linha e Centros, o GRUFC apenas dispunha de 2 elementos com capacidade para substituir com segurança os elementos de campo.

O jogo terminou com um expressivo 29 – 0, que penaliza excessivamente o esforço dos vimaranenses, mas que também relembra a diferença que ainda existe entre os dois clubes, apesar de esta se vir a encurtar com o passar dos jogos. De facto, o GRUFC afirma-se claramente como o segundo maior clube do Minho, atrás do CRAV, mas tudo indica que a primeira vitória do GRUFC, neste escalão, frente ao CRAV esteja para acontecer em breve.

Apesar desta derrota, o GRUFC conseguirá esta temporada com a melhor classificação conseguida até ao momento neste escalão, com um lugar no meio da tabela, e que demonstra que o Rugby em Guimarães está a solidificar-se cada vez mais.

Até final da presente época, o GRUFC ainda vai disputar a taça de Portugal de Sub 18 e realizar pelo menos mais 4 encontros de carácter particular com o CRAV, Braga Rugby, RC Bairrada e ER Porto, de forma a permitir o fortalecimento e preparação da equipa que vai disputar a próxima época de 2012/2013, sendo também este o período ideal para a entrada de novos atletas, pois poderão, sem pressão, aprender o jogo e começar a dar os primeiros passos rumo à completa integração na equipa.

















segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

04.02.2012 GRUFC S18 vs. Moita


2 Jogos, duas vitórias.

O segundo jogo da segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão, para o escalão de Sub 18, realizado no passado Sábado, dia 4 de Fevereiro, correu da melhor forma para a equipa do GRUFC, que recebeu e bateu a sua congénere do Rugby Clube da Moita.



A equipa da Bairrada, que fez deslocar uma interessante quantidade de público à Pista de Atletismo Gémeos Castro, mostrou ter uma equipa aguerrida, capaz de jogar um Rugby de excelente qualidade e que por certo conseguirá colocar grandes dificuldades aos seus adversários.

Como já se esperava, a equipa da casa começou o encontro colocando grande pressão sobre a defesa adversária, empurrando-a para o seu meio campo defensivo, fruto de uma maior capacidade física. No entanto, os bairradinos nunca se intimidaram com o maior poder físico dos vimaranenses, e fruto de uma grande agressividade colectiva, conseguiram manter o nulo durante uns desesperantes 15 minutos de sucessivos ataques, até que numa jogada de insistência e uma rápida abertura para a entrada de mais uma unidade do pack avançado, foi possível inaugurar o marcador, que com a respectiva conversão ficou em 7 – 0.



No entanto, os visitantes não baixaram os braços, e numa jogada de contra-ataque, após uma perda de bola a meio-campo, conseguiram igualar o marcador em 7 – 7.

Após este ensaio dos forasteiros, os vimaranenses acusaram o toque, tendo passado por uns momentos de desnorte, permitindo que o Moita se adiantasse no marcador com mais um ensaio, com o marcador a subir para os 7 – 12.

Foi o mote para o despertar da equipa da casa, que levantou os braços e começou a jogar da forma que melhor sabe, ou seja, através de entradas constantes dos seus fortes avançados e que permitiu que fosse conseguido mais um ensaio e respectiva conversão, levando o resultado para o intervalo em 14 – 12.


A primeira parte terminou de forma pouco feliz para o GRUFC com a saída por lesão do asa Rui Ribeiro, que ficará afastado dos relvados por 6 semanas fruto de uma fractura da clavícula.



A segunda parte começou com grande equilíbrio, havendo mais uma volta no marcador fruto da conversão de uma penalidade, permitindo a que o Moita passasse novamente a liderar o marcador por 14 – 15.

Foi preciso grande tenacidade dos vimaranenses para em esforço conseguirem marcar mais um ensaio, colocando o resultado final em 19 – 15.




Foi uma manhã bem passada para as cerca de 60 pessoas que se deslocaram à Pista de Atletismo para assistirem ao jogo, que mais uma vez correu num ambiente de sã camaradagem entre atletas e demais participantes.

O GRUFC aproveitou a oportunidade, uma vez que é a única colectividade desportiva patrocinada pela Capital Europeia da Cultura, para distribuir entre adeptos, atletas e equipa técnica visitante, um kit da Capital Europeia da Cultura, como forma de divulgar o acontecimento e de trazer mais visitantes para a nossa cidade de Guimarães.


Só no Rugby!

Apenas numa modalidade como o Rugby é que se pode ver uma equipa mista de jogadores de Guimarães e de Braga reunidos numa equipa intitulada “Barbarians do Minho”, e que está a disputar o Campeonato Nacional de Sub 16, fase dos não apurados.

Este projecto surgiu com a intenção de colocar a jogar atletas das duas equipas minhotas, que pelo facto de ser praticamente impossível nesta fase de desenvolvimento do Rugby minhoto haver atletas suficientes para formar equipas competitivas para participar no campeonato nacional, levou a que os dois clubes se juntassem, permitindo assim aos seus jovens atletas a possibilidade de competirem, preparando a sua subida para o escalão seguinte, o dos Sub 18.

O primeiro jogo dos Barbarians do Minho realizou-se no Campo do Operário, em Famalicão, casa do também participante no projecto, Clube de Rugby de Famalicão, que contribui para os Barbarians com 4 atletas, ao passo que o GRUFC contribui com 12 e o Braga Rugby com 8.

A equipa visitante, o Rugby Clube de S. Miguel, veio a Famalicão com outros argumentos e venceu o desafio por 27 pontos sem resposta. No entanto, ficaram algumas intervenções positivas, mostrando que outros resultados serão possíveis, assim que os jogadores conseguirem maior entrosamento.

Fica a nota para este exemplo de desportivismo e de que, apesar das rivalidades, o que conta é a formação dos jovens e a prática desportiva.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

21.Jan. CEC2012 - Veteranos; Seniores; Sub18; Sub12


GUIMARÃES RUGBY com a CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

Rugby4Fun Rugby4Friends Rugby4Culture


O Guimarães Rugby Union Football Club no seguimento da estreita parceria com a Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, corporalizada na feitura de camisolas de jogo especialmente concebidas de acordo com as directrizes da Fundação Cidade de Guimarães, camisolas essas que, orgulhosamente, ostentam no peito e nas costas o Coração de Guimarães, não poderia deixar de arquitectar um programa desportivo especial para o dia do arranque da Capital Europeia da Cultura, numa modalidade nascida na Europa e que, sem sombras dúvidas, é uma importante plataforma de diálogo entre as diferentes culturas europeias.


Assim, no passado Sábado 21 de Janeiro as equipas do GRUFC distribuíram pelos seus adversários um KITda Capital Europeia da Cultura e a todos eles formularam o convite para virem visitar Guimarães.


O Coração de Guimarães nas camisolas e no peito dos jogadores de Rugby de Guimarães.





GRUFC, no dia do arranque da Capital Europeia da Cultura,

cria equipa de veteranos – GRUFC OLD BLUES.


O sábado, que mais parecia de Primavera, provavelmente por São Pedro querer ajudar à “Festa Vimaranense”, começaria um duplo arranque. Duplo porque foi dia do primeiro treino oficial da equipa “GRUFC OLD BLUES” e, também, o primeiro jogo da segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão (Sub 18) de Rugby, onde a equipa local, e bateu, a congénere de Braga por uns expressivos 34 – 12.



Tudo começou às 9h 30m, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, com um grupo numeroso de promissores atletas, com idades acima dos 40 anos, e que desejam começar a prática do Rugby. Este projecto, liderado pelo também treinador da equipa Sub 18, Leonel Nunes, visa, para além de promover a prática desportiva, dar a conhecer os aspectos técnicos da modalidade e as suas regras, numa perspectiva de que adeptos conhecedores do jogo serão melhores adeptos, Esta equipa, que para já não vai participar em nenhuma competição oficial, vai praticar Rugby Touch, uma variante onde não existe contacto físico entre os atletas, permitindo que atletas com idade avançada ou com limitações físicas possam praticar Rugby de forma segura e divertida.



Leonel Nunes, e alguns jogadores da equipa de veteranos GRUFC OLD BLUES.





GRUFC, no dia do arranque da Capital Europeia da Cultura,

recebe e derrota o Braga Rugby.

- Campeonato Nacional da II Divisão – Sub18 -



O prato forte da manhã, e que arrastou algumas dezenas de pessoas à Pista de Atletismo, oporia as formações vizinhas do escalão de Sub 18 do respectivo Campeonato Nacional da II Divisão.


O encontro começou com o domínio dos da casa, que rapidamente implementaram o seu sistema de jogo e conseguiram jogar sempre dentro do terreno do adversário, não obstante as tentativas de sair da pressão por parte do Braga, chegando-se ao intervalo com um resultado de 29 – 0.

Na segunda parte, fruto das numerosas substituições efectuadas no “quinze” vimaranense, o Braga conseguiu equilibrar o jogo, marcando 2 ensaios e uma conversão, que levarão o resultado para os 34 – 12 finais.




A equipa Sub18 do GRUFC - o orgulho de ser vimaranense, o orgulho na Capital Europeia da Cultura.


De salientar o facto de a equipa de Guimarães ter alinhado de início com 9 jogadores Sub 16, tendo entrado no decorrer do jogo, outros 6, demonstrando que o futuro desta equipa para a próxima época está assegurado em quantidade e qualidade.




GRUFC, no dia do arranque da Capital Europeia da Cultura,

sofre derrota em Vila Real conta a UTAD.


Logo no início da tarde o GRUFC-Cenatex deslocou-se a Vila Real para a última jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.

Os Vimaranenses entraram mal no jogo, sofrendo diversos ataques fortíssimos por parte da avançada Transmontana, dos quais resultaram o avanço no marcador, colocando uma enorme pressão nos Bravos de Guimarães. Infelizmente, ainda na primeira parte, os Vimaranenses viram três dos seus jogadores saírem por lesão, dificultando a recuperação no resultado.

O intervalo não trouxe grandes alterações ao jogo, que continuava muito garrido. A partir dos vinte minutos, o GRUFC-Cenatex infligiu diversos ataques ao “quinze” transmontano mas conseguindo apenas a marcação de um ensaio.


Os Bravos saíram derrotados, por 13-5, no seu último jogo da primeira fase do Campeonato. Agora aguardam o desfecho do jogo entre a UTAD e o CR Famalicão, que irá decidir quem serão as duas equipas que seguiram para a fase dos apurados.



A equipa Sénior do GRUFC - o orgulho de ser vimaranense, o orgulho na Capital Europeia da Cultura.

No final do jogo, o treinador do GRUFC-Cenatex comentava que esta derrota tinha sido muito dura para a equipa, visto as graves lesões da primeira parte foram determinantes para o resultado negativo obtido pelos Bravos. Estes acontecimentos desconcentraram completamente a equipa, e limitaram substancialmente o tipo de jogo definido para esta partida, tendo em conta que o número de jogadores da equipa sénior não é extenso. O treinador estava orgulhoso dos seus jogadores pelo empenho e espírito de sacrifício demonstrado, eles foram mais que Bravos.

Equipa

Pontos

Guimarães RUFC

32

CR Famalicão

32

UTAD

26

Lousada Rugby

12

Braga Rugby

12

CRAV -B

11






GRUFC, no dia do arranque da Capital Europeia da Cultura,

desloca-se a Viana do Castelo com os Sub12.


Numa organização da Associação de Rugby do Norte, a equipa Sub12 deslocou-se a Viana do Castelo para mais uma etapa do Circuito de Convívios promovido pela ARN, onde o que é realmente importante é a troca de experiências e a evolução das práticas e técnicas de rugby.


A equipa do CDUP e a equipa Sub12 do GRUFC - o orgulho de ser vimaranense, o orgulho na Capital Europeia da Cultura.

O treinador Rui Lopes deixou uma palavra de apreço para a excelente prestação dos Jogadores envolvidos neste Convívio que, como é habitual, brindaram-me com exibições de bom nível, deixando de certeza os seus pais orgulhosos por fazer parte deste grupo e também a todos os presentes pelo rugby de qualidade que demonstraram.







terça-feira, 17 de janeiro de 2012

14.01.2012 - Lousada vs GRUFC

GRUFC-Cenatex vence em Lousada por 52-5



No passado Sábado, 14 de Janeiro, realizou-se mais um desafio a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão, que opôs as equipas do GRUFC-Cenatex e do Lousada Rugby Clube.


O jogo começou com um domínio territorial dos Bravos, que rapidamente conseguiu chegar a vantagem de quatro ensaios, conseguindo desta forma o ponto de bónus tão desejado e merecido pelos Vimaranenses. O inicio do segundo tempo foi idêntico ao primeiro, com domínio dos Vimaranenses.

O Lousada esteve sem capacidade de resposta atacante, estando constantemente a defender dentro do seu meio campo, apenas no inicio da segunda parte conseguiram chegar junto da linha de ensaio dos Vimaranenses, aproveitando a desconcentração dos Bravos para concretizar o seu único ensaio do jogo.


A partir do ensaio sofrido, os Bravos voltaram a impor dinâmica no seu jogo ofensivo, conseguindo mais seis ensaios, um dos quais convertido, o que resultou num marcador de 52-5 a favor dos Bravos de Guimarães.

No final do jogo, o treinador do GRUFC-Cenatex comentava que o resultado final era justo mas que este só teria significado depois de uma tão desejada passagem a fase final da competição no grupo dos Apurados, sendo necessário pontuar no próximo fim-de-semana em Vila Real. A equipa esteve organizada e unida, os Bravos divertiram-se a jogar e demonstraram mais uma vez que é uma equipa com futuro promissor. O treinador destacou o desempenho e dinâmica conseguida pela equipa, mesmo tendo efectuado diversas substituições, o ritmo manteve-se igual durante todo o jogo.

A equipa irá continuar a trabalhar para estar no seu melhor nível para a visita, na próxima jornada, dia 21 de Janeiro às 15h em Vila Real, contra a UTAD, jogo que irá decidir o futuro dos Bravos na competição.

A Equipa vimaranense, que orgulhosamente enverga na sua camisola o coração da CEC2012 aproveitará também a sua deslocação a Vila Real para, no dia do arranque da Capital Europeia, entregar aos jogadores da UTAD um Kit da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

26.11.11 Fotos 3ª jornada Torneio Inter-Regional de Inverno Sub-14 Lousã





























































Fotos by old7

Os Sub14 do GRUFC deslocaram-se à Lousã para a  3ª Jornada Torneio de Inverno Sub14 , mais um dia de competição para os jovens Vimaranenses , num Torneio que contou com Equipas do Norte e Centro do País , a participação saldou-se em duas vitórias e duas derrotas , tendo os S14 do GRUFC disputado os seguintes jogos

GRUFC X Agrária    1-2 D
GRUFC X Braga       7-0 V
GRUFC X Companhia do Rugby   5-2 V
GRUFC X RAV 1      1-2 D

O GRUpo dos Sub14 presentes:

Treinador Eduardo Raynoch

Atletas :

Samuel
Zé Rui
Rasteiro
Zé Luis
Tuca
Vítor
Luis
Pedro
Ruben
Zé João
João

Mais os famíliares a quem agradecemos a presença e apoio e ao Zé futuro atleta , obrigado .

Eduardo Raynoch