segunda-feira, 29 de outubro de 2012


GRUFC COMEÇA A ÉPOCA EM BRAGA COM RESULTADO ANIMADOR


No passado dia 14 de Outubro, o GRUFC-Cenatex visitou o Braga Rugby a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da IIª Divisão. Sabia-se a partida que iria ser um adversário muito difícil, visto os Bracarenses já ter surpreendido os Vimaranenses na primeira jornada da época passada.
Aproveitando a envolvente de festa criada em torno do jogo das equipas seniores, as Direcções dos dois clubes minhotos promoveram encontros entre as respectivas equipas de S14 e S16, servindo para animar o muito público que encheu por completo as bancadas do Campo Augusto Macedo, em Lomar, Braga.
Sendo também para os mais novos o primeiro embate da época, o nervosismo e a ansiedade dominaram os primeiros minutos dos respectivos desafios, mas com o passar do tempo, e as correcções necessárias por partes dos treinadores, os jogos foram decorrendo com naturalidade e equilíbrio.
Na campo dos S14, após 10 minutos de intensa parada e resposta, o GRUFC conseguiu marcar o seu primeiro ensaio, e, apesar da pronta resposta dos bracarenses, o resultado foi sendo dilatado, até aos expressivos 10 ensaios a zero.
No campo dos S16, a alternancia no marcador foi uma constante, estando o resultado empatado a 4 ensaios, a 10 minutos do final da partida. Depois, fruto das substituições e do cansaço fisico dos vimaranenses, a linha defensiva quebrou-se definitivamente, permitindo que o Braga Rugby marcasse mais 3 ensaios, ficando o resultado final em 7 ensaios a 4.
De salientar o esforço de todos os atletas em campo, que em muito contribuiram para a animação do público, que não se cansou de aplaudir e insentivar os jovens atletas, preparando assim a partida principal da tarde, que iria opor os principais XV’s das duas cidades rivais.
O pontapé de saída deu-se pelas 15h30, num clima excelente para a prática do rugby. O jogo começou com uma grande atitude dos homens de Guimarães partindo ao ataque para cima do adversário, colocando a equipa do Braga em sentido. Os Vimaranenses ensaiaram por duas vezes na parte primeira parte, apesar de ter obtido diversas oportunidades para dilatar o marcador e ter sofrido algumas situações de maior dificuldade devido a alguns erros defensivos.
Na segunda parte, os Bracarenses entraram em campo decididos em dar a volta ao marcador, conseguindo obter um ensaio. Os Bravos do Minho conseguiram segurar os diversos ataques, acabando por desgastar totalmente a avançada Bracarense e desorganizar o ataque continuo das suas linhas atrasadas. A partir desse momento, o GRUFC-Cenatex dispôs de diversas oportunidades no jogo aberto onde concretizou quatro delas, fechando o resultado em 05-34.
No final do jogo, o treinador do GRUFC-Cenatex comentava que esta vitória tinha sida merecida mas sofrida visto terem apenas conseguido dilatar o marcador nos últimos 20 minutos. A nossa equipa não esteve ao seu melhor nível, poderíamos ter tido um jogo mais calmo. Temos de melhorar afinar a nossa máquina ofensiva. O treinador ficou muito satisfeito dos seus jogadores, visto estes terem dado toda a sua energia a equipa e conseguindo ainda ir buscar mais alguma a fantástica união do grupo que conseguiram durante o jogo. Eles são Bravos e Unidos.
A equipa irá continuar a trabalhar para estar no seu melhor nível para receber, na próxima jornada, dia 20 de Outubro às 15h30 nas Pistas Gémeos Castro, a UTAD de Vila Real.
Uma nota final para o espírito com que o jogo decorreu, em ambiente de perfeito desportivismo, onde o único objectivo foi o de jogar bem e de ganhar, proporcionando um trabalho fácil ao árbitro Oleg Dudcó.


Encontro amigável - Sub 14 / Sub 16
Braga Rugby GRUFC



Campeonato Nacional, 2ª divisão (Norte/Centro) - Séniors
Braga Rugby GRUFC







sábado, 6 de outubro de 2012

Novo site dos S14 e S16

Meus caros,

avisam-se os atletas da equipa de S14 e S16 (1º ano), que já está online o draft do site destas equipas.

grufcs14s16.weebly.com

a partir de agora toda a comunicação e avisos aos atletas será feita através deste endereço.

abraço

Leonel Nunes

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Equipa Feminina do GRUFC

O GRUFC vai dar inicio à sua equipa feminina.

A equipa feminina vai começar da seguinte forma:

- para as atletas com menos de 14 anos: estas atletas inicialmente serão integradas nas equipas de S12 e S14, pois os torneios são mistos.

- para as atletas com 14 anos ou mais: estas atletas começarão a treinar separadamente, constituindo a base da equipa feminina. A treinadora será a Ana Raquel e o treinador adjunto será o João Pedro Faria. A Directora de Equipa será a Profª Cristina Menezes.

Os treinos decorrerão todas as 4ª e 6ª feiras, a partir do dia 1 de Setembro.

Quem estiver interessada deve passar pela pista de atletismo dos Gémeos Castro para se inscrever e pode começar já a participar nos treinos.

domingo, 8 de julho de 2012

Treinos de Captação - Férias Desportivas

Meus Caros,

amanhã, e durante esta semana, vamos realizar no âmbito do Programa Férias Desportivas, um conjunto de acções nas Pistas de Atletismo Gémeos Castro.

Estas acções, para as quais já estão convocados um grupo de atletas dos S14 e S16, precisam de mais apoio, para conseguirmos realizar as actividades de forma eficiente e captarmos a atenção dos cerca de 300 jovens que lá vão estar.

Assim, solicito a todos os atletas seniores, S18, S16 e S14 que estejam disponíveis para aparecer para ajudar, que o façam.

Devem estar na Pista às 9h 15m e procurar o Prof. Rui Lopes, que dará todas as instruções para as actividades.

Abraço

Leonel Nunes
Vice Presidente GRUFC

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Treino de Aperfeiçoamento Técnico - 07.07.2012

Informam-se todos os atletas das equipas de S12, S14, S16 e S18, que no próximo Sábado, dia 7 de Julho de 2012, se vai realizar um treino especial de aperfeiçoamento técnico, sobre o tema "Placagem e Defesa", sob a orientação do Prof. Nuno Damasceno.
O Prof. Nuno Damasceno, um dos fundadores do GRUFC e que foi, até ao final do mês passado, o Director Técnico do nosso clube, é actualmente o Treinador da equipa de S18 do Belenenses, uma das referencias nacionais deste escalão, e já foi, entre outras coisas, treinador de Selecções Nacionais e Regionais nos escalões de formação.
Será uma excelente oportunidade para darmos início ao ciclo de treinos de aperfeiçoamento técnico, sempre subordinados a um tema, e que pretendemos que sejam um acontecimento de periodicidade mensal, e que servirá sobretudo para contribuir para a melhoria da performance desportiva individual dos nossos atletas.
A presença de todos os treinadores principais e treinadores adjuntos das equipas dos escalões de formação é obrigatória, uma vez que estes treinos com treinadores convidados também servem para os treinadores internos melhorarem e adquirirem novas competências.
Solicita-se aos atletas que convidem amigos que se queiram iniciar na modalidade, pois este é um bom dia para vir experimentar o Rugby, e também para convidarem os seus familiares e amigos para assistirem ao treino, de forma a poderem compreender um pouco melhor as regras e o enquadramento da modalidade.

domingo, 1 de julho de 2012

GRUFC realiza treinos de captação durante o mês de Julho

A partir do dia 4 de Julho, em todos os treinos realizados na Pista de Atletismos Gémeos Castro, o GRUFC vai realizar treinos de captação para jovens com idades a partir dos 6 anos. Assim, o GRUFC convida todos os que quiserem experimentar este emocionante desporto, a vir todas as 2as, 4as e 6as feiras do mês de Julho, e participarem num treino de Rugby.

Aproveitamos para desafiar todos os atletas do clube a trazerem os seus amigos para experimentarem o jogo, uma vez que este mês de Julho, nos treinos das equipas dos escalões de formação, todos os treinos serão apenas jogo.

Informa-se também toda a família GRUFC, que a Direcção do clube tem disponíveis 40 bilhetes para os dois dias do Torneio de 7's do Algarve, a realizar nos dias 20-21 de Julho, e que fazemos muito gosto de oferecer a todos os atletas e respectivos familiares, que queiram e possam estar presentes neste fantástico evento que vai contar com alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade, e que vai ser transmitido em directo pela TVI.

GRUFC mais uma vez no centro das atenções na 3ª Gala do Desporto de Guimarães

No passado dia 30 de Junho de 2012, realizou-se a 3ª Gala do Desporto de Guimarães. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objectivo de homenagear todos os atletas vimaranenses que obtiveram exitos desportivos na época que agora terminou, foi mais uma vez muito concorrido, enchendo por completo o Pavilhão Multiusos de Guimarães.
O GRUFC fez-se representar por vários elementos da sua nova Direcção, nomeadamente, pelos seus Presidente, Inácio Martins, Vice-presidente, Leonel Nunes, também este ano convidado como membro da Comissão Avaliadora da Gala do Desporto, e Director de Comunicação e Imagem, Eduardo Raynoch. Esteve também presente a Presidente do Conselho Fiscal do GRUFC, Sofia Ferreira, que subiu ao palco para a entrega do prémio à Jovem Revelação Feminina.
Mas a noite guardava ainda a subida ao palco do atleta S18, João Pedro Faria, que foi a Jovem Revelação Masculina da época passada, para entregar o prémio ao seu sucessor, e a muito esperada subida ao palco do também atleta da equipa de S18, Rui Pedro Ribeiro, para receber aquele que pode ser um dos mais importantes galardões desta gala.
O Rui Pedro Ribeiro foi galardoado com o prémio Ética no Desporto, criado este ano com o objectivo de homenagear os atletas que tiveram comportamentos de fairplay, ajuda ao próximo e cumprimento dos fundamentos do desporto para a formação de jovens.
Assim, mais uma vez o GRUFC esteve presente num evento cada vez mais importante para a comunidade local, mas que já começa a ter as atenções dos responsáveis nacionais do desporto, como se verificou pela presença do Embaixador Nacional para a Ética no Desporto, o ex-atleta internacional de Andebol, Carlos Resende, que entregou o prémio ao Rui Pedro Ribeiro, e pelo Presidente do Instituto da Juventude e do Desporto, Ricardo Araújo.

sábado, 23 de junho de 2012

Novos Órgãos Sociais do GRUFC

DIRECÇÃO

1. Dr. Inácio Martins
2. Eng. Leonel Nunes
3. Dr. Luis Rodrigues
4. Francisco Fragateiro
5. Eduardo Raynoch
6. Eng. Luis Carreira
7. Tiago Portilha

ASSEMBLEIA GERAL

1. Dr. Óscar Pires
2. Eng. Nuno Cardoso
3. Dr. Luis Ferreira

CONSELHO FISCAL

1. Dr.ª Sofia Ferreira
2. Dr.ª Mafalda Cabral
3. Dr.ª Eva Novais

domingo, 17 de junho de 2012

15.06.2012 - Rugby Open Day - Concurso de Chute aos Postes



A Grande Família GRUFC



O Vereador do Desporto Amadeu Portilha



O Vereador André Coelho Lima



O Sr. António Xavier - em grande estilo


A Deputada Francisca Almeida

Sofia Ferreira - A nossa Presidente do Conselho Fiscal


Mafalda Cabral



15.06.2012 - Rugby Open Day - Street Rugby Flash Mob




Praça da Oliveira






Presidente da CMG, Vereador do Desporto, José Couceiro da Costa. Inácio Martins



Toural


quarta-feira, 13 de junho de 2012

12.06.2012 - GRUFC vai à Escola - Mesão-Frio - Agrup. Santos Simões

O programa de visita às Escolas continua !

Desta vez o Old7 e o João Martins foram convidados para uma prelecção no Agrupamento de Escolas de Mesão-Frio.
Cerca de 170 crianças tiveram contacto com a realidade do RUGBY, com as suas singularidades, com os Valores do GRUFC.

O RUGBY OPEN DAY é já na próxima sexta-feira.

À direcção da Escola aqui fica o nosso muito obrigado.

terça-feira, 12 de junho de 2012

08.06.2012 - RUGBY OPEN DAY



O GRUFC organizará na próxima sexta-feira, dia 15, o seu 1º Rugby Open Day, nas Pista de Atletismo Gémeos Castro, pelas 18h30.

O Rugby Open Day destina-se a dar a conhecer a toda a comunidade vimaranense a realidade do Rugby na nossa cidade, os Valores subjacentes, os projetos para o futuro. Haverá também um concurso de “chute aos postes” orientado pelo prof. Nuno Damasceno, concurso esse que visa proporcionar aos presentes o seu primeiro contato com a bola oval própria do Rugby.

11.06.2012 - GRUFC vai à Escola - Urgezes


Inserido na preparação do RUGBY OPEN DAY - 15.06.2012 - uma delegação do GRUFC deslocou-se à Escola de Urgezes.

Os embaixadores de serviço foram o Eduardo Raynoch - Old7 - e o João Pedro Faria - o Gigante, que a convite do Prof. Rui César Lopes e Vítor André foram transmitir os Valores do Rugby.

Obrigado pelo convite !!

09.06.2012 - GRUFC-Cenatex Vence Torneio de Seven`s

GRUFC-Cenatex vence Torneio de Sevens em Famalicão

No passado dia 9 de Junho, o GRUFC-Cenatex participou e venceu o Torneio de “Sevens” organizado anualmente pelo Clube de Rugby de Famalicão, do qual este ano tinha a particularidade de apoiar entidades de solidariedade de Famalicão.

Os Vimaranenses iniciaram a primeira fase do torneio com a equipa do Prazer de Jogar (Porto), um jogo que se previa muito difícil devido a qualidade técnica da equipa adversária. O GRUFC-Cenatex entrou muito bem no jogo e adiantou-se muito cedo no marcador, de forma a conseguir a tranquilidade desejada para gerir o resultado até ao final do jogo.





O segundo adversário foi a equipa da casa, Clube de Rugby de Famalicão, que entrou muito bem no jogo e conseguiu transformar os erros defensivos dos Vimaranenses em pontos. O GRUFC-Cenatex foi melhorando defensivamente mas já era tarde para conseguir dar a volta ao marcador.

Após a derrota com o CRF, o GRUFC-Cenatex teve o jogo decisivo com o Braga Rugby para assegurar a segunda posição da primeira fase do torneio. A vontade dos Bravos foi avassaladora, conseguiram entrar no jogo concentrados que fez com que este tivesse apenas um sentido, o da vitória dos Vimaranenses.

Na meia-final, os Bravos encontraram a equipa do Porto que conseguiram vencer com todo o mérito graças a sua defesa organizada e mais agressiva. Os Vimaranenses conseguiam a tão desejada presença na final do torneio, onde iria defrontar a equipa da casa.

O GRUFC-Cenatex entrou bem no jogo, muito organizado defensivamente, com muita vontade e apoio no ataque, sem dar qualquer possibilidade de resposta ao CRF durante todo o jogo.

Os Bravos tinham guardado o seu melhor Rugby para a final, onde demonstraram como se ataca e defende em “Sevens”.


No final do torneio quando questionado sobre o resultado, o Treinador da equipa de Guimarães Jeremias Soares disse que era um treinador feliz por trabalhar com um grupo fantástico e com um espirito de equipa único. Os Bravos melhoraram defensivamente de jogo para jogo e, na final, tivemos uma defesa e um ataque exemplar, sem uma única falha. Foram uma equipa, uma Grande equipa… Tenho orgulho de estar a frente deste Grupo fantástico… Dou os meus Parabéns aos 28 jogadores que fazem parte deste Grupo…



terça-feira, 5 de junho de 2012

Sab. [2.Jun.2012] - Campeonato Nacional de Sevens - SUB 18 - 1º Jornada - Arcos de Valdevez


Os Sub 18 do GRUFC atingiram mais uma final num torneio oficial da Federação Portuguesa de Rugby, tendo batido, respectivamente, Agrária, Bairrada e CRAV B. Disputou a Final com o CRAV A tendo perdido a mesma por 28 - 0, classificando-se, assim no Segundo Lugar.



Classificação Final:


1º Lugar: CRAV A
2º Lugar: GRUFC
3º Lugar: Agrária
4º Lugar: Bairrada
5º Lugar CRAV B





segunda-feira, 14 de maio de 2012

12.05.2012 - Torneio Seven`s - S18 ; S16


GRUFC conquista 1º Lugar em torneio oficial de Rugby


Na tarde do passado Sábado, que em tudo fez lembrar o verão, com a temperatura a rondar os 30oC, realizou-se o I Torneio de 7’s de Guimarães, para os escalões Sub 16 e Sub 18.

Assim, o complexo desportivo do Parque da Cidade mais uma vez se encheu de atletas, e de público nas magníficas bancadas para assistir a um evento que se verificou vir a ser de pleno sucesso.


(GRUFC S16 , Braga Rugby, Mesa do Torneio, Fisioterapeutas)

S18 - GRUFC vs. Braga  ; João Alberty (a arbitrar) 


 O jogo de 7’s, variante do jogo de Rugby tradicional jogado com 15 jogadores em cada equipa, é uma modalidade excelente do ponto de vista do espetáculo, uma vez que proporciona momentos de pura adrenalina pela velocidade com que decorre. As equipas são constituídas por apenas 7 jogadores, que disputam duas partes de 7 minutos cada. Uma referencia também para as dimensões do recinto de jogo, pois o desafio desenrola-se no mesmo campo que a vertente mãe de 15 jogadores. Como se poderá calcular, o esforço a que os atletas estão sujeitos é extremamente exigente, sendo considerado pelos especialistas em fisiologia do esforço desportivo, como a mais dura das modalidades desportivas, pois congrega todas as vertentes do esforço físico, força, explosão e resistência, por sua vez aliadas à técnica e trabalho de equipa.
O elevado número de atletas que se deslocou a Guimarães, cerca de 150, provenientes dos principais clubes da zona Norte e Centro do País, foi também uma excelente oportunidade para divulgar Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, tendo sido distribuídos kits informativos sobre os eventos a decorrer, tanto pelos atletas como no seio das comitivas de apoio visitantes

Sendo uma modalidade de espetáculo por excelência, uma vez que o resultado se altera rapidamente e as reviravoltas são constantes, os jogos, que tiveram o seu início às 10 horas em ponto, começaram com a equipa do GRUFC Sub 16 a bater a congénere do Braga Rugby, colocando de imediato na liderança do torneio para o seu escalão, feito imediatamente repetido pela equipa de Sub 18, que também bateu o Braga Rugby.




Os jogos seguiram-se pela manhã fora, com algumas surpresas pelo caminho, nomeadamente pela excelente prestação da equipa da RUA – Rugby da Universidade de Aveiro, que foi sucessivamente dominando as suas adversárias de forma consistente, no escalão de Sub 16.
Nos Sub 18 a revelação foi a equipa da casa, que venceu todos os encontros da parte da manhã, que para gáudio do público jogou, venceu e deu espetáculo, proporcionando momentos de pura diversão à assistência, que vibrava com os lances e avolumar do marcador para os vimaranenses.


(S16 GRUFC vs. RUA)

Uma nota para o facto de ter sido a primeira vez num torneio deste género, em que se fez notar a presença permanente de uma equipa de fisioterapeutas, provenientes da Clínica de Reabilitação Horizonte, de Guimarães, facto este muito elogiado por todas as equipas participantes, e que foram prontamente socorrendo as pequenas mazelas decorrentes da intensidade do jogo, evitando in loco a necessidade de deslocações ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira.


 (S16 GRUFC vs. Agrária)

 (S18 GRUFC vs. Agrária)


Esta equipa de Sub 18, formada pelos atletas Paulo Roberto, Rui Campos, Rui Veloso, Cristiano Miranda, Leonardo Lopes, João Faria, Vasco Dessa, Rui Moura e Filipe Pinheiro, seguiu para o jogo da final, surpreendentemente contra os primeiros adversários da manhã, o Braga Rugby, uma vez que nada fazia esperar que conseguissem surpreender equipas como a Escola Superior Agrária de Coimbra, um dos históricos do Rugby nacional.
O jogo da final começou com um ensaio dos visitantes, que apenas serviu para despertar os vimaranenses, que concretizaram seis ensaios consecutivos, a que o Braga respondeu com mais um, terminado a partida com um expressivo 45 – 12.


(Um Bravo de Guimarães)

O GRUFC venceu, e convenceu, no torneio de Sub 18, e nas palavras do seu técnico, Leonel Nunes, “a equipa esteve muito bem desde o início, mostrando sempre que não queria defraudar o muito público que se deslocou ao complexo desportivo para ver e apoiar os Bravos de Guimarães”, mostrando que o Rugby começa a ter um lugar no desporto vimaranense.
O torneio terminou então com as equipas escalonadas para os primeiros quatro classificados do seguinte modo: 

SUB 16 – 1º RUGBY DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, 
2º ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA, 
3º BRAGA RUGBY 
4º GRUFC; 

SUB 18 – 1º GRUFC, 
2º BRAGA RUGBY, 
3º ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA, 
4º RUGBY CLUBE DE FAMALICÃO.



Esta foi a primeira vitória num torneio oficial da Federação Portuguesa de Rugby para uma equipa de Guimarães, que desta forma coroa toda a organização do evento, repartida pela ARN - Associação de Rugby do Norte, GRUFC – Guimarães Rugby Union Football Club e Tempo Livre Guimarães, demonstrando que a experiencia acumulada em eventos anteriores permitirá trazer a curto prazo para Guimarães um grande evento internacional da modalidade.


(GRUFC na Liderança)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GRUFC presente na candidatura GUIMARÃES 2013 - CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO