terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BOAS FESTAS


O GRUFC envia votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os seus associados, atletas, treinadores e apoiantes em geral.
E que o Novo Ano venha cheio de momentos bons para toda a família rugbista vimaranense.

domingo, 21 de dezembro de 2008

TREINOS NA EPOCA NATALICIA

O GRUFC INFORMA QUE ENCERRA AS SUAS ACTIVIDADES ENTRE OS DIAS 22 E 29 DE DEZEMBRO EXCLUSIVÉ.

SERÃO DADOS TREINOS NO DIA 22 E DEPOIS APENAS SE VOLTA A DAR TREINO A 29 (AMBOS SEGUNDAS-FEIRAS).
ISTO É APLICAVEL PARA SENIORES, SUB 20 E SUB 18.

OS SUB 16 E 14 PODEM VIR SE QUISEREM.

NA 4ª (31) NÃO HÁ TREINO, MAS NA 6ª (2 JAN) VOLTA A HAVER.

AÍ JÁ É PARA TODOS OS ESCALÕES.

MISTER V

Pequenos BRAVOS à conquista

Mais uma vez os Bravos de Guimarães, neste caso os sub 10, foram mostrar a sua classe e obtiveram grandes resultados frente a equipas históricas do rugby nacional. No convívio regional que antecedeu o jogo da selecção nacional sub-18 os nossos pequenos campeões mostraram que estão a caminhar a passos largos para também eles um dia representarem a nossa selecção.


O Convívio em Vila Nova de Gaia contou com os seguintes Atletas do GRUFC:
Rui Rasteiro
José Maria Couceiro
Hugo Neves
João Neves
Toni Rodrigues
Angel Rodrigues
Daniel


Resultados

GRUFC/CDUP B 4 - 2 (20 -10)
GRUFC/CDUP A 5-5 (25-25)
CRAV/GRUFC 1 - 10 (5 - 50)




P.S. - Ainda não possuimos fotos dos valerosos mini-atletas que mostraram a bravura tipica das gentes de Guimaraes, mas actualizaremos assim que pudermos com as imagens de glória deste mini-campeões.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CONVOCATÓRIA ESTÀGIO NACIONAL


É com grande satisfação que o GRUFC anuncia a inclusão de dois jogadores no Estágio Nacional de Portalegre Sub 16. Os atletas em causa irão integrar a selecção regional do Norte por indicação de Nuno Damasceno seu treinador e coordenador da ARN.


O Estágio vai realizar-se nos dias 21 , 22 e 23 e a comitiva ficará alojada na Escola da GNR – Centro de Formação de Portalegre. As sessões de treino serão nas instalações do Estádio Municipal.
Assim sendo o GRUFC deseja boa sorte aos atletas e pede-lhes que trabalhem e se empenhem para poderem ser alternativas válidas no seio da selecção nacional do seu escalão de formação.

Esta convocatória vem dar um alento óptimo ao projecto de formação do rugby em Guimarães, que está a começar a colher os seus frutos. Aos dirigentes, treinadores, pais e demais apoiantes o GRUFC agradece pelo apoio prestado.


ATLETAS CONVOCADOS PELA ARN:

Selecção Regional Norte/Centro
Clube/Jogadores
AAC - João Diogo Silva, Ricardo Pereira
CDUP - Carlos Sottomayor, Francisco Marrana, Henrique Brito e Faro, João Vasco
CRAV - Eduardo Veloso, Luis Salvado, Rodrigo Pinto
CR FAMALICÃO - Ruben Costa, Yang Qi
ESC. R. PORTO - Afonso Godinho, Carlos Ramos, Luís Oliveira
GUIMARAES RUFC - Carlos Ferreira, Vitor Pereira
LOUSADA CR - Igor Mironov
LOUSÃ - Bruno Santos, João Simões, Vasco Quaresma


A convocatória geral mais detalhada pode ser consultada em:

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PRÉMIOS ANUAIS DA FPR

Foram conhecidos ontem os vencedores dos prémios anuais da FPR para as categorias de melhor jogador, melhor treinador, melhor arbitro, jogador revelação e prémio carreira referentes á época transacta.


Os premiados foram:

Jogador do Ano: João Uva (Belenenses)
Outros nomeados: Joseph Gardener (Agronomia) e Willie Hafu (Belenenses)

Treinador do Ano: Bryce Bevin (Belenenses)
Outros nomeados: Tomaz Morais (Seleccionador nacional) e Paulo Gonçalves (Benfica)

Arbitro do Ano: João Mourinha
Outros nomeados: Afonso Nogueira e Rohan Hoffmann

Revelação do Ano: Lourenço Kadosh (Agronomia)
Outros nomeados: Diogo Miranda (Belenenses) e António Duarte (Agronomia)

Prémio Carreira: Joaquim Ferreira (actual treinador do CDUP e adjunto de Tomaz Morais, histórico pilar do CDUP e da selecção nacional sendo o jogador mais internacional de sempre; também conhecido por XIXA)
Outros nomeados: João Marques Pinto (CDUL) e António da Cunha (Belenenses)

MUSICA NO BLOG

Embora me esteja a adiantar alguns dias em relação ao calendário, deixo-vos já com a selecção musical para o mês de Janeiro.

Devem ter percebido que o blog terá uma temática musical diferente todos os meses de forma a ser o mais abrangente e plural possível.

Enquanto que o mês de Dezembro os sons andaram mais perto da música metal, este mês a influência será mais reggae e suas derivações.

Por isso já sabem, façam as vossas sugestões, criticas e vão lançando para a blogosfera opiniões de estilos, bandas, autores de forma a poder seleccionar os meses seguintes.

Conferencia de imprensa

Decorreu esta manha pelas 11h00 a apresentação oficial do GRUFC - Guimarães Rugby Union Football Club - à sociedade e comunicação social vimarenenses.



Foi na sala de conferencias do Complexo Desportivo das Pistas de Atletismo Gémeos Castro que a direcção do GRUFC presidida por José Couceiro da Costa deu a conhecer oficialmente o novo clube de rugby da cidade de Guimaraes.

Durante a conferencia de imprensa foi explicado a história do surgimento do clube, resultante da acção de captação levada a cabo pela Tempo Livre em 2007, na ressaca do Mundial da modalidade em França, onde a Selecção Nacional teve uma primeira participação muito positiva.

Esse foi um dos pontos focados por Amadeu Portilha, director da Regi-Cooperativa Tempo Livre no sentido de enquadrar o porquê da aposta no rugby em Guimarães. Foi também focado que o clube surge de raiz devido a uma imposssibilidade estatutária da Cooperativa de contar com modalidades com competições oficiais.

O Guimarães Rugby Union Football, criado a 3 de Novembro último, vai então dar sequência ao trabalho iniciado pela Tempo Livre.

Nuno Damasceno, director desportivo do GRUFC, referiu que, embora o clube não esteja a competir nas competições regulares da Federação Portuguesa de Rugby, é objectivo do clube para o próximo ano inscrever-se em todos os escalões competitivos, nomeadamente sub-16, sub-18 e séniores. Não obstante a isto, o clube está já envolvido com algumas competições menores organizadas pela FPR para os chamados clubes emergentes como o GRUFC. Além disso os escalões de formação têm vindo ao longo deste ano a participar em convivios de rugby organizados sob a tutela da Associação de Rugby do Norte.

Por fim o director da Tempo Livre levou a comunicação social a verificar os trabalhos de construção dos dois novos espaços de treino de rugby que vão integrar o recino da pista de atletismo. Serão assim criados dois mini-campos pensados exclusivamente para a prática de rugby. Por último Amadeu Portilha garantiu a cedencia de um espaço dentro da pista para sede do GRUFC.




Deixamos aqui tambem alguns links do feed-back da comunicação social:

http://www.radiofundacao.net/index.php?option=com_content&view=article&id=808:guimaraes-rugby-union-football-club-foi-apresentado-oficialmente&catid=36:desporto&Itemid=56

http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=37489

PUMAS VS BRAVOS

PUMAS VS BRAVOS
(sub 16 e sub 18)








Já está pessoal.
Jogámos, vencemos e convencemos (os próprios Pumas admitem que o nosso "rugby" já é interessante).
Cá vão as estatísticas:
Os sub 16 jogaram primeiro.


PUMAS 20 - GRUFC 25.

Foi um jogo pautado pelo equilíbrio, mas que poderia ter tido uma maior vantagem no marcador se, por um lado não houvesse 2 "brindes" da nossa defesa (que deram em 2 ensaios sofridos), e por outro tivéssemos sido mais incisivos no ataque. Mas foi um jogo muito bem disputado, e excelente do ponto de vista disciplinar.

EQUIPE GRUFC e ensaios marcados:
INICIAL: Gémeo a, Gémeo b, Finy (1), Neves, Vítor, João (2), Carlos,
ARMAS SECRETAS: Rojão jr (1), Gigante (1), Eduardo, Raul.


Os sub 18 jogaram logo de seguida até porque o frio e a chuva não convidavam a paragens.
PUMAS 0 - GRUFC 50.

O resultado espelha a diferença técnica entre as equipes, mas não faz justiça ao espírito de luta e garra que os Pumas demonstraram.
Estão desde já TODOS DE PARABÉNS!

A diferença está sem dúvida, na organização e maior maturidade rugbística da equipe de sub 18 do GRUFC, que permitiu dominar toda a primeira parte, e mesmo na segunda, altura em que os Pumas começaram a defender muito melhor, se manteve alguma superioridade.
EQUIPE GRUFC e ensaios marcados:

INICIAL: Luís Inglês (1), Rui novo, Duarte, Daniel, Cunha (1), (1), Gusto,
ARMAS SECRETAS: Tiago (2), Abel, Pinto, Gato (2), Luís Lobo (2), Magrini (1)

Quanto ao 3º tempo...já se sabe - animado, divertido e de papo cheio.
Obrigado aos Pumas pela forma impecável como nos receberam, pela enorme entrega nos jogos e pelo espírito dos 2 rapazes (Pedro Soares e Luís) que fiquei a saber que estão por detrás daquele grupo.
Grande trabalho. Continuem.
Em Janeiro podem contar com a desforra.
De referir por último o empenho de alguns pais e atletas seniores em facultar os seus veículos de modo a transportar os nossos atletas, sem os quais seria impossível esta deslocação. A todos os que compareceram o GRUFC agradece pelo apoio prestado.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

TEST MATCH

CONVOCATÓRIA DE JOGO

É certo que a imprensa não surgiu em massa para saber a convocatória para o primeiro jogo dos sub-18. Nem houve a tradicional entrega de camisolas de jogo aos ceaques do GRUFC (até porque camisolas de jogo para já são uma espécie de miragem) mas ainda assim foi com toda a pompa que o treinador Pedro Alves (a.k.a MISTER V) anunciou os seleccionados. A saber:


Gusto
Daniel
Duarte
Luis Lobo
Luis Inglês
Abel
Gato
Raul
Cunha
Rui novo
Tiago Sub18
Magrini
Pinto

É então a estes 14 BRAVOS que cabe a honra de defender a garra e vontade ferrea de ganhar do GRUFC. Neles depositamos confiança de que trabalharão em conjunto para acima de tudo mostrar os valores desportivos pelos quais nos devemos reger.

E que tragam também a vitória.
Esperamos amanhã podermos anunciar também o nome dos craques sub-16 que irão mostrar o porquê de nos chamarmos BRAVOS.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Torneio de Emergentes

Retirado do site da federação

"Bairrada recebeu a Primeira Jornada de Equipas Emergentes"

"O dia 21 de Dezembro de 2008 marcou o arranque do Torneio Nacional de Clubes/Equipas Emergentes 2008/2009, organizado pelo Comité Regional de Rugby do Centro em parceria com a Federação Portuguesa de Rugby, destinado a todas as equipas que não participam nas competições oficiais da FPR.

A 1ª Jornada teve lugar no relvado do Moita – Rugby Clube da Bairrada., com uma afluência de Equipas que não correspondeu às expectativas da organização, fazendo-se notar a ausência dos Clubes de Abrantes, Marinha Grande, Oeiras e Pombal.

Aveiro, Bairrada, Guimarães, Viseu A e Viseu B responderam à chamada, reunindo no campo da Moita o total de 79 atletas, que demonstraram um nível competitivo mais do que satisfatório para equipas que iniciaram a sua actividade nesta época desportiva.

No final dos 10 jogos, realizados em sistema de “todos contra todos”, Guimarães viria a revelar-se como forte candidata ao título, vencendo os 4 jogos em que participou.

Cumprindo-se com a Tradição, a “3ª parte” reuniu todos os participantes na sede do Clube anfitrião, onde atletas e reponsáveis manifestaram a sua satisfação por esta iniciativa, garantindo a sua participação nas próximas jornadas.

A 2ª Jornada do Torneio decorrerá durante o mês de Fevereiro (ainda sem data marcada) e será organizada pelo Rugby da Universidade de Aveiro.



Quadro Classificativo (após a 1ª Jornada)

Pos. Equipa Pontos Bonificação * Total
1º Guimarães 10 0 10
2º Bairrada 8 2 10
3º Viseu A 6 0 6
4º Viseu B 4 0 4
5º Aveiro 3 0 3

* utilização de jogadores regularmente inscritos na FPR = 1 ponto por jogador


CRRC/JCD"

BORBA FOI ASSIM

Aqui ficam as primeiras fotos da deslocação do GRUFC ao Alentejo.
Os comentários deixo-os para vocês.
Brevemente serão colocadas mais fotos por isso atenção que podem ser apanhados em contra-mão.















quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CONVOCATÓRIA REUNIÃO

Excelentissimos senhores,


o GRUFC- Guimaraes Rugby Union Football Club vem por este meio convidar vossas excelencias a participarem na reunião geral convocada para dia 12 de Dezembro a realizar-se ás 20:30 na Pista Gémeos Castro. Mais se informa que devem os atletas com idades inferiores a 18 anos que informem os seus encarregados de educação visto se tratarem de assuntos que estes devem tomar conhecimento.
Pretende-se nesta reunião discutir assuntos de extrema importancia pelo que a comparencia de todos é essencial.


P/GRUFC


Eládio Ribeiro



P.S. Pede-se aos atletas que possam o favor de divulgar isto pelos colegas atletas visto a nossa base de contactos se encontrar ainda em constução.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


TORNEIO CLUBES EMERGENTES - BAIRRADA 6 DEZ 2008


O G.R.U.F.C. FOI E ARRASOU!

Pois é BRAVOS, fomos e ganhámos.O sistema de treinos implementado pelo Mister V desde Outubro, após um Setembro vincadamente "físico", porventura questionado por alguns, voltou a dar frutos. Desta vez, com muito menos nervosismo - a experiência ajuda - a equipa fez bem aquilo que andou a treinar: bater e passar, sempres com colegas a aparecer no apoio "em velocidade".Num campo de dimensões reduzidas (metade de um campo oficial - cerca de 60x40m), em que de pouco serve a velocidade ou o vedetismo, este tipo de jogo em que se mantém a "bola viva", evitando na medida do possível as formações espontâneas (rucks) , e se joga passando a bola por todos os jogadores, com paciência e segurança, aliado a uma defesa sólida e eficaz, é uma receita de SUCESSO.

Entretanto aqui ficam algumas estatísticas e imagens do torneio da BAIRRADA:

Resultados dos jogos:

GRUFC 60 - VISEU(B) 5
GRUFC 55 - AVEIRO 0
GRUFC 20 - VISEU(A) 10
GRUFC 40 - BAIRRADA 0



Marcadores de ensaios (não se pontapeia aos postes)

Marco "the warrior" - 8
Manele - 5
Bubu - 5
Tona - 5
Montanini - 4
André Gémeo - 2
David "malagueta" - 1
André 2 "pit bull" - 1
Jorge - 1
Xeze - 1
Hugo - 1
Luis "rambo" - 1

Melhor placagem (pura) do jogo - Tona...mesmo às pernas

Maior número de placagens/derrubes... Eládio.

Men of the tournament:
sem qualquer desdém pelo restante grupo, de que me orgulho em afirmar que TODOS jogaram bem, mas destaco (por ordem alfabética):

André Gémeo - muita determinação e numa posição difícil
Bubu - impressionante
Marco "the warrior" - melhor marcador e sempre na luta!
Melhor GRAVATA do torneio:André Gémeo - verdadeiro estrangulamento! Lindo...e RUA!

Ausentes (para sua e nossa tristeza):
Luis Parte pernas
Picka
Nuno cardoso
Rotão
João "kick boxer"
Alex "clavícula"
Gerardo
Black
Manteiga
Oscar
Paulo "ranger"
Eric
João "the beast"

De referir que com estes jogadores o GRUFC pode inscrever 2 equipas - Um GRUFC A e um GRUFC B.

Ainda quero referir as participações do Beckam, Lionel, Fábio, Coelho e Eládio, que mesmo sem marcar ensaios, participaram activamente e bem nos jogos. Especial menção ao Eládio que foi incansável quer no ataque quer na defesa. O Beckam, o Coelho e o David "malagueta" ainda deram uma "perninha" pela equipe do Aveiro...



PARABÉNS A TODOS.


GRUFC. AUII, AUII, AUII!




Esta semana vamos treinar os nossos SUB 18, na mesma receita, já que vão disputar um jogo de sevens no próximo dia 13. Estou convicto de que também com eles este tipo de jogo dará bons resultados.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Regras de emergentes

Caros jogadores para que não haja dúvidas aqui ficam as regras a ser utilizadas no próximo torneio de Emergentes e em todos os outros futuros compromissos relacionados com este tipo de torneios.

Estas são as regras que serão utilizadas no torneio dia 6 de Dezembro na vila da Moita, no campo do Moita Rugby Clube da Bairrada, são algumas alterações às regras de 15.


1 – Os jogos serão realizados em ½ campo, no sentido contrário aos dos postes.
A Área de validação será a área formada pela linha de 5 m e a linha lateral, marcadas no campo de rugby formal. A linha de 22, será, da mesma forma a linha dos 15 m

2 – Os pontos serão obtidos só através de ensaios.

3 – A duração dos jogos é de 10’ cada parte, já que serão realizados vários jogos por equipa (pode ser alterado em função do nº de equipas)

4 – A Formação Ordenada é composta por uma 1ª linha de cada lado (2 pilares e um talonador), tipo sevens e é disputada como nos sevens. (Rugby de 10 - Constituída por 5 jogadores - três na primeira linha e duas na segunda linha. A Formação Ordenada NÃO pode ser empurrada MAIS de 1,5 metros.

5 – O Médio de Formação, opositor ao introdutor da bola, deve colocar-se atrás da Formação Ordenada no acto da introdução da bola.

6 – O Alinhamento terá sempre a participação mínima de 4 jogadores: 2 no corredor; um receptor e um introdutor (ou opositor adversário), podendo haver “lifting”.

7 – Os jogadores não participantes no alinhamento devem estar pelo menos a 7 metros do mesmo.

8 – Quando da marcação de uma falta, os jogadores contrários, devem estar pelo menos a 7 metros da mesma.

9 – O jogo inicia-se na 1ª parte e reinicia-se na 2ª parte com um pontapé de ressalto no meio do terreno, tendo a bola que percorrer 7 metros.

10 – Os pontapés de recomeço de 22 (15 m), são efectuados de ressalto também, tendo a bola unicamente de ultrapassar a linha.

11 – Os jogadores podem ser excluídos 3’ ou definitivamente do jogo, conforme a gravidade das situações

12 – O modelo competitivo será definido torneio a torneio e em função do número de equipas presentes.(jogo ao pé igual ao jogo de XV)

LONDRES 2012 SEM RUGBY

Um dos assuntos mais falados no mundo do rugby na altura dos Jogos foi sobre a possivel inclusão dos rugby no programa olimpico, mas agora há a confirmação que não vai haver rugby nos Jogos Olimpicos de Londres.

Aqui fica a notícia retirada do blog "par de mãos".

O rugby de VII, ou sevens, vai ter que esperar pelo menos mais oito anos para estar representado nos Jogos Olímpicos desde a sua última aparição em 1924 - na altura rugby de XV.

O COI (Comité Olímpico Internacional) já prometeu alargar os Jogos de 2016 para 28 modalidades (Londres 2012 só conta com 26) e para as duas vagas em aberto competem sete desportos diferentes: rugby (sevens), baseball, softball, "roller sports", squash e o karaté.

Assim, tanto os sevens como as outras seis modalidades vão ter que aguardar até o próximo mês de Outubro, para saberem a decisão final de quais as duas modalidades escolhidas paras os Jogos Olímpicos 2016 que terão lugar numa destas quatro cidades: Chicago, Tóquio, Madrid ou Rio de Janeiro.

Aqui fica o link para o video de promoção à inclusão do rubgy no programa olimpico:

http://www.youtube.com/watch?v=mYoj7ar0kd4