O GRUFC – CENATEX realizou, no passado domingo pelas 16 horas, o seu segundo jogo oficial em Guimarães, tendo desta vez recebido os líderes do seu grupo, o RC Santarém que contava apenas com vitórias. A contenda iniciaria após os escalões de formação terem feito jogos de exibição, mostrando uma vez mais o bom ritmo de evolução patente na modalidade no concelho.
Cerca de 200 pessoas ouviram o apito inicial do árbitro da partida e viram os “Bravos” produzir rugby de muito bom nível, ao ponto de se poder considerar o melhor jogo da época até ao momento.
Curiosamente o GRUFC – CENATEX até não entrou muito bem, talvez influenciados pelo resultado da primeira mão que se cifrou por uns enormes 67-03 e, talvez, amedrontados por essa primeira mão desnivelada consentiram dois ensaios nos primeiros 15 minutos.
A partir daqui tudo mudaria com a equipa da cidade berço a perder o “respeito” aos Escalabitanos e a jogar cara-a-cara com estes, encostando-os durante largos períodos de tempo na sua área defensiva. Mas como quem não marca sofre, o publico veria novamente o marcador a dilatar a favor dos visitantes para 17-00 mercê de outro ensaio marcado e respectivo pontapé de penalidade.
Mais uma vez “ os Bravos” tentaram inverter a tendência do marcador e iam até dominando territorialmente e na posse de bola, mas mais um erro de principiante levaria o marcador a alterar com mais um ensaio a favor do RC Santarém, firmando os parciais da primeira parte em 00-22.
Com o intervalo, e com algumas substituições a fim de refrescar as linhas avançadas de modo a lidar com um adversário que na generalidade tinha muitos quilos e centímetros a mais, permitiram equilibrar a contenda e mostrar-se-iam um dos pontos chaves do jogo.
Na segunda parte de jogo e com um público fervoroso a puxar pelos da casa, estes não desiludiram e dominaram por completo a partida mostrando-se fortíssimos nas formações ordenadas, e sobretudo, nas introduções de bola ganhando as suas e algumas do adversário.
O adversário ia mostrando que os seus mais de 15 anos de experiência eram essenciais para aguentar o marcador. Aliás os homens de Santarém pouco mais fizeram que segurar o resultado e ocasionalmente atacando de forma a sacudir a pressão.
O resultado só mexeria a favor dos Vimaranenses já a 10 minutos do fim da partida com Paulo Machado , melhor marcador da equipa, a fazer aquilo a que nos já habituou que é marcar ensaios. Cinco pontos a que se acresceriam mais dois do chuto de conversão firmando o resultado da segunda parte no parcial de 07-00.
O GRUFC – CENATEX tentou até ao final da partida dilatar o parcial mas não conseguiria mexer mais o marcador.
Resultado final de 07-22 mas que em nada transparece o rugby jogado.
No fim do jogo a equipa técnica mostrava-se satisfeita com a evolução da equipa sobretudo atendendo ao já referido jogo da primeira volta.
O GRUFC – CENATEX começa já hoje a preparar a visita a Tomar no próximo dia 26.04 tentando também inverter a magra derrota de 10-13 sofrida na primeira volta
Eládio Ribeiro
Coordenador de comunicação e imprensa.