quinta-feira, 31 de março de 2011

O GRUFC JÁ TEM UMA MÁQUINA DE MELEE



Se a ave constrói o ninho; a aranha, a teia e o homem, a amizade, então aqui temos temos um verdadeiro Amigo que construindo a máquina de melee prossegue o seu trabalho de urdir uma verdadeira teia de Amizade.


Obrigado Sr. Rui Ribeiro, bem haja!


José Couceiro da Costa
GRUFC


terça-feira, 29 de março de 2011

GRUFC vs. CR Famalicão

No passado dia 26 de Março a equipa vimaranense GRUFC-Cenatex recebeu e perdeu diante do CR Famalicão por 3-5. Realizava-se assim a 5ª jornada da 2ª divisão fase dos apurados. O kick-off deu-se às 15h00 num dia assolado pelo frio nortenho e de baixo de uma chuva que obrigou ambas as equipas a usarem com mais frequência o jogo fechado.

O único ensaio do jogo seria para o lado do Famalicão, resultado de uma ofensiva em que um dos jogadores do CR Famalicão penetrou a defesa, permitindo assim, que se lançasse o ataque nas costas da defesa de Guimarães, originando um ensaio que acabou por não ser convertido. Apesar de surgirem duas penalidades a favor da equipa da casa, o artilheiro dos Bravos não conseguiu somar os tão preciosos 6 pontos.

O resultado só se viria a alterar na segunda parte através de uma penalidade, desta vez, convertida. Chegou, dessa forma, ao fim, um jogo de nervos. O que já começa a ser considerado um Clássico e que vem confirmar, pela evolução do marcador final, cada vez mais equilibrado. Registou-se um desentendimento e alguns desacatos entre jogadores de ambas as equipas, que foram devidamente punidos.

Em entrevista, o capitão de equipa afirmou: “ foi um jogo difícil, com um adversário de respeito, acho que pusemos todas as nossas armas em campo cumprimos o objectivo que o treinador nos propôs mas não foi o suficiente para sair com a vitória, mas melhores dias virão e com este grupo de trabalho fantástico vamos dar a volta por cima e encarar o próximo jogo com o Caldas da mesma forma que encaramos este! Com garra, atitude, muito crer e acima de tudo muita união”.


Palavras do Treinador:

Uma atitude forte e uma vontade de ferro. Duas características sempre presentes nos Bravos. Uma defesa muito aguerrida e eficaz, mas como já sabemos, no rugby basta um piscar de olhos e o jogo já está nas nossas costas. Propusemo-nos a um objectivo ambicioso e que sabemos estar ao nosso alcance, no entanto, a ambição por si só não chega e ate o melhor Guerreiro precisa de sorte. Vamos continuar a trabalhar, encorajados pelo crescimento qualitativo do Rugby de Guimarães, sendo que, um dos pontos a reforçar, será o modelo ofensivo.

Relativamente ao próximo jogo, uma batalha de cada vez.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Solidários com o Pedro Piairo

Ao Pedro, e a toda a sua Família, aqui fica expresso a nossa solidariedade bem como uma sincera palavra de conforto e apoio nestes momentos sempre tão difíceis, como é a morte de um Avô.

Para além dos nossos sentimentos aqui fica também um abraço Amigo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CALDAS vs GRUFC-CENATEX

No passado dia 12 de Março o GRUFC-Cenatex fez-se deslocar às Caldas da Rainha onde se viria a realizar a 3ª jornada do C. N. II divisão, fase de apurados.
Sabia-se a partida que iria ser um adversário muito difícil, considerado um dos candidatos mais sérios á subida, pela prestação que tiveram na época transacta chegando a finalíssima.

O kick-off deu-se pelas 15h00, no complexo desportivo das Caldas, num clima excelente para a prática do rugby onde a equipa Vimaranense se viu um pouco desfalcada, com algumas baixas por lesão, forçando o treinador a convocar jogadores da equipa de sub-18.

O jogo começou com uma grande atitude dos homens de Guimarães partindo ao ataque para cima do adversário, colocando a equipa do Caldas a defender, nos primeiros 15min, dentro do seu meio campo, estando muitas da vezes a defender o reduto dos 5 metros, mas sem nunca conseguir pontuar no marcador.


Foi então que uma falha de comunicação, e através de uma intercepção de bola, quando a equipa de Guimarães se lançara para mais um ataque, que o Caldas se fez adiantar no marcador fazendo-se assim a primeira marca no resultado do jogo e, provavelmente, o inicio do declínio na prestação dos jogadores do GRUFC-Cenatex, pois, sem se esperar, os homens de Guimarães foram-se abaixo e a atitude com que entraram no jogo desvaneceu-se e sucumbiu perante a experiência e o ritmo de jogo muito fluente da equipa do Caldas, que fez apenas o que lhe competia e aproveitando a desconcentração e desorganização Vimaranense, conseguiu impor o seu jogo e assim dilatar uma vantagem que ficara nos 58-7 a favor da equipa da casa.


Palavras do treinador:

Entramos com vontade e uma grande atitude. Imprimimos uma forte pressão ofensiva que surpreendeu o adversário e quase pontuamos. No entanto, deu-se um fenómeno de inversão, pois sofremos um ensaio e fomos animicamente a baixo, tornamo-nos preguiçosos, desmotivados.
No entanto, aprendemos uma valiosa lição, com a qual vamos desenvolver
trabalho e superar ainda mais obstáculos.

terça-feira, 8 de março de 2011

C.R. Famalição vs. GRUFC CENATEX

"GRUFC surpreende num domingo qualquer"

Num domingo soalheiro, o GRUFC-Cenatex foi a Famalicão, disputar a 2ª jornada da fase de apurados do CN IIª Div. contra o clube local, o CRF.

Num jogo que, pelos passados resultados, se previa desequilibrado a favor da formação da casa, acabou por ser, apesar do resultado final (21-07) um jogo de deixar os nervos em franjas, para ambas as equipas, espectadores incluídos. Este embate foi dividido em duas partes distintas em que, desde o 1º minuto até, aproximadamente, ao 50º minuto, a equipa de Guimarães demonstrou um rugby mais sólido e evoluído do que os famalicenses, conseguindo travar todas as investidas do adversário e lançando ataques e até contra-ataques ferozes e contínuos, conseguindo ganhar sempre muitos metros, mantendo o CRF dentro da sua área de 22 metros em, cerca de 80 porcento da 1ª hora de jogo. Mesmo assim, o jogo chegaria ao intervalo com o resultado fixado em 6-0, através de duas penalidades marcadas pelos visitados.


Logo ao iniciar a 2ª parte, marcando o ensaio pela mão do Bravo e Nº8, Luís Martins, resultado de uma das muitas ofensivas lançadas pela equipa o GRUFC-Cenatex passa para a frente do marcador por um ponto (06-07). Essa liderança durou uns fugazes 20 minutos, findos quais o Famalicão marcou um ensaio à ponta, que não converteu. Seguiram-se mais dois ensaios da casa e assim se confirmou a vitória famalicense.

Palavras do treinador:

"Estamos satisfeitos com a 1ª hora de jogo!

Com este jogo, confirmamos que a defesa é sólida e o ataque estruturado, ambos a um nível de intensidade elevado e Aprendemos que uma lição valiosa... "As grandes batalhas decidem-se nos últimos minutos!".

Se até à data, sabíamos que conseguíamos ganhar ao Famalicão, esse velho amigo, agora temos a certeza que sim e de quando o faremos!"

terça-feira, 1 de março de 2011

Nota do presidente da Direcção do GRUFC:

A coberto, de um confortável anonimato, têm sido publicadas neste Blog algumas mensagens de comentário.

Independentemente da concordância da Direcção do GRUFC sobre o seu teor, uma vez que acreditamos que cada ser humano tem direito à sua opinião, não se tem procedido à eliminação de comentários conquanto o seu conteúdo ou linguagem (explícita ou implícita) não ofendam os direitos de todos nós e, lembro, a liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro.

Assim, e relativamente às duas mensagens colocadas no post " Torneio da Primavera – Sub 14”, entendi que, uma mensagem - presumo de alguém próximo do GRUFC - bem como uma outra mensagem - presumo de alguém próximo do Bairrada - ambas eram atentatórias do princípio anteriormente expresso, razão pela procedi à eliminação de ambos os comentários.

O anonimato é, do ponto de vista intelectual, desprezível!

Não pactuo, nem pactuarei, com estas atitudes uma vez que para além da justeza e inteireza que cada um tem da sua razão, a elevação da retórica - e por conseguinte - da expressão escrita, não pode ser descurada muito menos postergada para segundo plano.

Neste Clube, apesar das falhas e defeitos que cada de um nós transporta, trabalhamos porque acreditamos nos valores da ética, da competitividade e da responsabilidade social.

Da minha parte continuarei a dar o meu melhor para o crescimento do GRUFC e assim engrandecer Portugal e Guimarães.

José Cardoso de Menezes Couceiro da Costa

TORNEIO DA PRIMAVERA - SUB 14


2ª jornada do Torneio da Primavera - ARN

Domingo, 27 de Fev., decorreu em Guimarães, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, a 2ª
Jornada do Torneio Inter-Regional da Primavera (escalão Sub 14) , organizado pela Associação de Rugby do Norte.


Participaram 11 clubes representados por 15 equipas, sendo que destes 11 clubes, 8 eram do Norte.
Os cerca de 200 participantes, p
ara além de terem dado um acrescido colorido às óptimas instalações municipais, de
ixa certamente a Federação Portuguesa de Rugby muito confiante no futuro do Rugby no Norte do País.
As 15 equipas foram divididas em 4 grupos, sendo 3 grupos de 4 equipas, e 1 grupo de 3 equipas. O quadro competitivo foi feito de acordo com a classificação da 1ª jornada.


No final da tarde, e após o apuramento dos resultados, foi entregue um pequeno troféu ao capitão da equipa do CRAV (Clube de Rugby dos Arcos de Valdevez) enquanto vencedora do Torneio.
O GRUFC esteve também presente com duas equipas, reflexo do acréscimo de jogadores que se tem vindo a registar nas fileiras deste já sedimentado clube vimaranense, sendo que a equipa GRUFC B classificou-se em 3º lugar da geral.
A entrega durante os jogos foi uma tónica dominante dos "Grufinhos" tendo si
do possível assistir a óptimos momentos de Rugby que, por certo, produzirão ainda melhores resultados na próxima jornada deste Torneio.










Esta 2ª Jornada do Torneio ficará também marcada pela visita ao Museu de Alberto Sampaio, onde estiveram presentes cerca de 80 jogadores, que assim tiveram a oportunidade de serem guiados pelo director do Museu, Dr. Manuel Azevedo Graça.
Esta visita ao Museu de Alberto Sampaio, organizada pelo GRUFC, insere-se numa política de aliar o Desporto à Cultura e de dar a conhecer à comunidade do RUGBY a cidade de Guimarães e, em especial, fazer notar o orgulho de para o ano ser Capital Europeia da Cultura.






GRUFC vs. AGRÁRIA.

No passado Sábado, o Grufc/Cenatex recebeu nas pistas Gémeos Castro a equipe da Agrária de Coimbra , que ainda a época passada competia na divisão superior.
Num dia de Inverno solarengo e quente , histórico para o clube de Guimarães por ter sido a primeira vez que competiu na fase de apurados do campeonato nacional da segunda divisão, as equipas defrontaram-se num duro embate de David e Golias tendo os Vimaranenses sofrido 62 pontos , não sem antes do apito final ter marcado um ensaio , provando, dessa forma, que não há equipas intocáveis.Este foi um jogo marcado pela superioridade dos visitantes e pela forma aguerrida com que os Homens da
casa não só, lutavam para travar as sucessivas ondas de ataque dos adversários, como também lançavam investidas estruturadas , encadeando movimentos atacantes com continuidade, proporcionado alguns bons momentos de Rugby . Houve lugar para momentos menos positivos em que elementos de ambas as equipas se confrontaram em ligeiros desentendimentos rapidamente ultrapassados e devidamente punidos pelo árbitro nortenho Oleg Dudc

No final do jogo Francisco Fragateiro comentou:


"Quando começámos a preparar este jogo, já tínhamos a noção que seria à partida e até à data o jogo oficial mais complicado. Quando defrontamos a estrutura e o know-how de uma equipa como a Agrária é obrigatório estabelecer objetivos reais, para que se garantam os níveis de moral,continuidade e qualidade de trabalho na equipa. Náo tendo atingido 100% dos objetivos propostos (falhámos na defesa e na melée), estamos satisfeitos com a prestação geral e especialmente nas touches e na organização ofensiva e na reação de contra-ataque, premiado com um ensaio.