quinta-feira, 31 de março de 2011
O GRUFC JÁ TEM UMA MÁQUINA DE MELEE
terça-feira, 29 de março de 2011
GRUFC vs. CR Famalicão
No passado dia 26 de Março a equipa vimaranense GRUFC-Cenatex recebeu e perdeu diante do CR Famalicão por 3-5. Realizava-se assim a 5ª jornada da 2ª divisão fase dos apurados. O kick-off deu-se às 15h00 num dia assolado pelo frio nortenho e de baixo de uma chuva que obrigou ambas as equipas a usarem com mais frequência o jogo fechado.
O único ensaio do jogo seria para o lado do Famalicão, resultado de uma ofensiva em que um dos jogadores do CR Famalicão penetrou a defesa, permitindo assim, que se lançasse o ataque nas costas da defesa de Guimarães, originando um ensaio que acabou por não ser convertido. Apesar de surgirem duas penalidades a favor da equipa da casa, o artilheiro dos Bravos não conseguiu somar os tão preciosos 6 pontos.
O resultado só se viria a alterar na segunda parte através de uma penalidade, desta vez, convertida. Chegou, dessa forma, ao fim, um jogo de nervos. O que já começa a ser considerado um Clássico e que vem confirmar, pela evolução do marcador final, cada vez mais equilibrado. Registou-se um desentendimento e alguns desacatos entre jogadores de ambas as equipas, que foram devidamente punidos.
Em entrevista, o capitão de equipa afirmou: “ foi um jogo difícil, com um adversário de respeito, acho que pusemos todas as nossas armas em campo cumprimos o objectivo que o treinador nos propôs mas não foi o suficiente para sair com a vitória, mas melhores dias virão e com este grupo de trabalho fantástico vamos dar a volta por cima e encarar o próximo jogo com o Caldas da mesma forma que encaramos este! Com garra, atitude, muito crer e acima de tudo muita união”.
Palavras do Treinador:
Uma atitude forte e uma vontade de ferro. Duas características sempre presentes nos Bravos. Uma defesa muito aguerrida e eficaz, mas como já sabemos, no rugby basta um piscar de olhos e o jogo já está nas nossas costas. Propusemo-nos a um objectivo ambicioso e que sabemos estar ao nosso alcance, no entanto, a ambição por si só não chega e ate o melhor Guerreiro precisa de sorte. Vamos continuar a trabalhar, encorajados pelo crescimento qualitativo do Rugby de Guimarães, sendo que, um dos pontos a reforçar, será o modelo ofensivo.
Relativamente ao próximo jogo, uma batalha de cada vez.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Solidários com o Pedro Piairo
segunda-feira, 14 de março de 2011
No passado dia 12 de Março o GRUFC-Cenatex fez-se deslocar às Caldas da Rainha onde se viria a realizar a 3ª jornada do C. N. II divisão, fase de apurados.
Sabia-se a partida que iria ser um adversário muito difícil, considerado um dos candidatos mais sérios á subida, pela prestação que tiveram na época transacta chegando a finalíssima.
O kick-off deu-se pelas 15h00, no complexo desportivo das Caldas, num clima excelente para a prática do rugby onde a equipa Vimaranense se viu um pouco desfalcada, com algumas baixas por lesão, forçando o treinador a convocar jogadores da equipa de sub-18.
O jogo começou com uma grande atitude dos homens de Guimarães partindo ao ataque para cima do adversário, colocando a equipa do Caldas a defender, nos primeiros 15min, dentro do seu meio campo, estando muitas da vezes a defender o reduto dos 5 metros, mas sem nunca conseguir pontuar no marcador.
Foi então que uma falha de comunicação, e através de uma intercepção de bola, quando a equipa de Guimarães se lançara para mais um ataque, que o Caldas se fez adiantar no marcador fazendo-se assim a primeira marca no resultado do jogo e, provavelmente, o inicio do declínio na prestação dos jogadores do GRUFC-Cenatex, pois, sem se esperar, os homens de Guimarães foram-se abaixo e a atitude com que entraram no jogo desvaneceu-se e sucumbiu perante a experiência e o ritmo de jogo muito fluente da equipa do Caldas, que fez apenas o que lhe competia e aproveitando a desconcentração e desorganização Vimaranense, conseguiu impor o seu jogo e assim dilatar uma vantagem que ficara nos 58-7 a favor da equipa da casa.
Palavras do treinador:
No entanto, aprendemos uma valiosa lição, com a qual vamos desenvolver trabalho e superar ainda mais obstáculos.
terça-feira, 8 de março de 2011
C.R. Famalição vs. GRUFC CENATEX
"GRUFC surpreende num domingo qualquer"
Num domingo soalheiro, o GRUFC-Cenatex foi a Famalicão, disputar a 2ª jornada da fase de apurados do CN IIª Div. contra o clube local, o CRF.
Num jogo que, pelos passados resultados, se previa desequilibrado a favor da formação da casa, acabou por ser, apesar do resultado final (21-07) um jogo de deixar os nervos em franjas, para ambas as equipas, espectadores incluídos. Este embate foi dividido em duas partes distintas em que, desde o 1º minuto até, aproximadamente, ao 50º minuto, a equipa de Guimarães demonstrou um rugby mais sólido e evoluído do que os famalicenses, conseguindo travar todas as investidas do adversário e lançando ataques e até contra-ataques ferozes e contínuos, conseguindo ganhar sempre muitos metros, mantendo o CRF dentro da sua área de 22 metros em, cerca de 80 porcento da 1ª hora de jogo. Mesmo assim, o jogo chegaria ao intervalo com o resultado fixado em 6-0, através de duas penalidades marcadas pelos visitados.
Logo ao iniciar a 2ª parte, marcando o ensaio pela mão do Bravo e Nº8, Luís Martins, resultado de uma das muitas ofensivas lançadas pela equipa o GRUFC-Cenatex passa para a frente do marcador por um ponto (06-07). Essa liderança durou uns fugazes 20 minutos, findos quais o Famalicão marcou um ensaio à ponta, que não converteu. Seguiram-se mais dois ensaios da casa e assim se confirmou a vitória famalicense.
Palavras do treinador:
"Estamos satisfeitos com a 1ª hora de jogo!
Com este jogo, confirmamos que a defesa é sólida e o ataque estruturado, ambos a um nível de intensidade elevado e Aprendemos que uma lição valiosa... "As grandes batalhas decidem-se nos últimos minutos!".
Se até à data, sabíamos que conseguíamos ganhar ao Famalicão, esse velho amigo, agora temos a certeza que sim e de quando o faremos!"
terça-feira, 1 de março de 2011
Nota do presidente da Direcção do GRUFC:
A coberto, de um confortável anonimato, têm sido publicadas neste Blog algumas mensagens de comentário.
Independentemente da concordância da Direcção do GRUFC sobre o seu teor, uma vez que acreditamos que cada ser humano tem direito à sua opinião, não se tem procedido à eliminação de comentários conquanto o seu conteúdo ou linguagem (explícita ou implícita) não ofendam os direitos de todos nós e, lembro, a liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro.
Assim, e relativamente às duas mensagens colocadas no post " Torneio da Primavera – Sub 14”, entendi que, uma mensagem - presumo de alguém próximo do GRUFC - bem como uma outra mensagem - presumo de alguém próximo do Bairrada - ambas eram atentatórias do princípio anteriormente expresso, razão pela procedi à eliminação de ambos os comentários.
O anonimato é, do ponto de vista intelectual, desprezível!
Não pactuo, nem pactuarei, com estas atitudes uma vez que para além da justeza e inteireza que cada um tem da sua razão, a elevação da retórica - e por conseguinte - da expressão escrita, não pode ser descurada muito menos postergada para segundo plano.
Neste Clube, apesar das falhas e defeitos que cada de um nós transporta, trabalhamos porque acreditamos nos valores da ética, da competitividade e da responsabilidade social.
Da minha parte continuarei a dar o meu melhor para o crescimento do GRUFC e assim engrandecer Portugal e Guimarães.
José Cardoso de Menezes Couceiro da Costa
TORNEIO DA PRIMAVERA - SUB 14
GRUFC vs. AGRÁRIA.