GRUFC – CENATEX NO PÓDIO DO VI OEIRAS SEVENS
O GRUFC- Cenatex, Guimarães Rugby Union Football Club – deslocou-se no passado dia 19 de Junho a Oeiras, ao Estádio Nacional, para disputar a sexta edição do Oeiras Sevens, um dos mais prestigiados
torneios da variante mais reduzida do rugby.
A equipa de Guimarães realizava aqui o seu segundo torneio da época, depois de ter ganho a Taça Plate no Coimbra Sevens.
O sorteio ditou que o GRUFC ficaria no grupo B onde enfrentaria o Marinhense, equipa que já havia defrontado e vencido durante a segunda fase do campeonato de XV, e o Abrantes, equipa que este ano militou no campeonato de clubes emergentes, o que fazia do GRUFC favorito para ficar em primeiro.
Os Bravos confirmariam a sua condição de favorito e acabariam a fase de grupos com duas vitórias com números esclarecedores e com o bónus de não ter sofrido nenhum ensaio.
No primeiro jogo o GRUFC-CENATEX venceu o Abrantes com 4 ensaios sem resposta, sendo que um deles foi transformado, fixando o resultado em 22-00 para os homens de Guimarães que mostraram que o seu ataque é cada vez mais letal e eficiente. Neste jogo o destaque deve-se ao colectivo que soube trocar a bola.
No segundo jogo já se esperava um maior equilíbrio, pois esta equipa tem uma valia mais aproximada à equipa Vimaranense, mas que ainda assim deixou transparecer uma superioridade ligeira, tanto colectivamente como individualmente com alguns interpretes da variante com qualidade para poderem aspirar a voos mais altos. Neste jogo o GRUFC mostrou uma eficácia defensiva que foi a chave do sucesso. Os homens do castelo mostraram muitas placagens efectivas, mas sobretudo, conseguiram chegar por duas vezes à área adversária colocando o marcador em 12-00.
GRUFC COM TERCEIRO LUGAR
Os homens da cidade berço conseguiram-se apurar para a disputa da Taça principal da competição, a Taça Cup e tendo ficado em terceiro lugar (com os mesmos pontos do primeiro e segundo lugar) disputou o acesso à final com o Rugby Clube de Oeiras que se classificou na segunda posição.
O jogo da meia final foi bastante interessante, talvez o mais renhido e disputado de todo o torneio e só ficou decidido nos últimos instantes.
Na primeira parte o placard da pontuação não mexeu, muito por mérito de ambas as defesas que souberam suplantar os ataques. Na segunda parte, e quando já só faltavam dois minutos de jogo, uma desconcentração defensiva dos Bravos originou o ensaio da equipa da casa que aliou os cinco pontos do ensaio aos dois pontos da transformação. A equipa de Guimarães não desistiu, e já para além do tempo regulamentar, na bola de jogo conseguiu marcar um ensaio que, se transformado poderia levar o jogo para prolongamento. A tal conversão não foi conseguida porque o chuto teve de acontecer da ponta onde foi marcado o ensaio.
Resultado final de 07-05 para o RCO que assim avançou para a final e deixou a equipa de Guimarães a lutar pelo terceiro lugar da final.
O jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar foi disputado contra a única equipa estrangeira presente no torneio, o Frégate Montcalm, de França.
Esta equipa de convites veio a Portugal disputar propositadamente este torneio e tinha sido a melhor equipa da fase de grupo, tendo apenas deslizado na meia final onde perdeu por um único ensaio.
A equipa de Guimarães mostrou que perdeu na meia-final por mero infortúnio e ganhou à equipa francesa com 3 ensaios a 1, pondo o marcador final em 21-07 conseguindo assim, o terceiro melhor ataque e a melhor defesa da prova mostrando ser uma equipa muito completa.
1º RC Oeiras
2º CR São Miguel
3º GRUFC –CENATEX
4º FRÉGATE MONTCALM
5º AC MARINHENSE
6º RC PENICHE
7º ABRANTES RC
8º CRUBI
9º NEW WARRIORS
SUB 14 – BEACH RUGBY EM VILA VERDE
A ARN promoveu, este sábado, o 1º torneio de rugby de praia de Vila Verde que serviu de apresentação da Escola Municipal de Rugby de Vila Verde, e onde o GRUFC não deixou de participar apadrinhando, desta forma o nascimento de mais uma escola de formação da modalidade na zona Norte.
O torneio que foi disputado no escalão sub14 contou com a presença de 5 equipas (CDUP, CRAV, Guimarães e duas da Escola da Universidade do Minho.) O torneio foi disputado num recinto no centro da Vila de Verde e foi um sucesso organizativo e de participação.
O GRUFC conseguiu arrecadar uma vitória frente à equipa A da Universidade do Minho, um empate frente à forte equipa do CRAV, e uma derrota contra o clube mais antigo do Norte do país, o CDUP.
Esta série de resultados mostra, que, apesar do grupo de sub 14 só ter surgido à cerca de 2 meses, os resultados aproximam-se cada vez mais dos históricos do rugby nortenho e prometem um futuro radioso para o clube Vimaranense.
Eládio Ribeiro
Coordenador de comunicação e imprensa.
2 comentários:
Um grande abraço de Oeiras. Grande participação do GRUFC no nosso Torneio. Gostamos muito de jogar contra vocês. Estão no bom caminho. Parabéns!!!
Obrigado malta.
Foi um jogo bem disputao e com incertez até ao apito final.
Obrigado pelo bom jogo.
Mister V (GRUFC)
Enviar um comentário