segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seven`s - Famalição

Campeonato Nacional 7's IIª Divisão - Etapa Norte [Famalicão]



No passado sábado, dia 4 de Junho, o GRUFC-Cenatex estreou-se na 3ª etapa do CN IIª Divisão, variante de 7's, (Seven`s) que ocorreu no Estádio Municipal de Famalicão e que teve a presença de 8 equipas. Num dia atípico, em que o sol abrasador deu lugar a uma valente granizada, apenas para voltar a brilhar, as equipas defrontaram-se em jogos que fizeram as delicias do publico, que se fazia notar em grandes exclamações e sons de festa, tão típico desta variante do Rugby.



Na fase de grupos, os Vimaranenses defrontaram primeiro os velhos conhecidos do RC Oeiras, num jogo agradável e bem disputado. Começando por sofrer um ensaio, os Bravos reforçaram a paciência e esperaram, montando uma defesa organizada e eficaz que acabou por trazer as oportunidades, imediatamente convertidas em pontos. Esta atitude assertiva, permitiu ao GRUFC-Cenatex alcançar assim a sua 1ª vitória no torneio.



O 2º jogo, confrontou os Bravos com os seus mais antigos e queridos rivais, O CR Famalicão. Nada faria prever o desenrolar deste jogo, que, ao contrário do anterior, foi pautado por um GRUFC desorganizado, descuidado e desarticulado, que nunca conseguiu, em qualquer momento da partida, impor-se ao adversário, que facilmente infligiu uma pesada derrota aos homens de Guimarães.



O 3º jogo, trouxe uma nova oportunidade ao GRUFC-Cenatex de se redimir da prestação anterior, contra uma equipa mais acessível, o RU Aveiro. Apesar de, mais uma vez, sofrer um ensaio no 1º minuto, os homens do GRUFC-Cenatex conseguiram manter o sangue-frio e, através de muita paciência e organização, dar rapidamente a volta ao marcador por meio de ataques e contra-ataques vertiginosos. Bem coordenados entre si, todos os elementos da equipa mantiveram uma excelente prestação durante todo o jogo, alcançando a 2ª vitória do torneio. Esta atitude renovada permitiu aos Vimaranenses recuperar a confiança da equipa, que se revelaria vital para a disputa da final, cujo acesso garantiram com a vitória sobre o RU Aveiro.

No final do torneio, o GRUFC-Cenatex tinha conseguido apurar-se como um dos finalistas da 2ª taça, que tinha, do lado oposto do campo o RC Bairrada, equipa aguerrida e conhecida pelo seu espírito lutador.


Foi, provavelmente, um dos mais excitantes jogos do torneio, trazendo o espectáculo e a animação nas bancadas, apesar se terem marcado, apenas, 3 ensaios no seu decurso.
Como algo que fosse já seu apanágio, os homens de Guimarães começaram o jogo a sofrer um ensaio, mas, com as experiências anteriores, perceberam que a calma e a paciência traz frutos. E dessa forma, conseguiram chegar ao empate, através de um ensaio bem construído que gerou uma oportunidade indefensável. O jogo chegou ao término na condição de empate, o que forçou um prolongamento do jogo em morte súbita, ou seja, quem marcasse um ensaio, saía vitorioso. Desde o apito de inicio do prolongamento até o jogador vitorioso pousar a bola na área de ensaio, assistiu-se a uma guerra de nervos entre os homens de Guimarães e os da Bairrada, que, através de ofensivas estudadas e defesas calculadas de parte a parte, foram consumindo as suas energias, tendo sempre em mente que, só pode marcar quem tiver a bola nas mãos. E foi dessa forma que os Vimaranenses, numa tentativa de quebrar as linhas defensivas da Bairrada, perderam a bola e sofreram o derradeiro ensaio.

Assim se encerrou o torneio para o GRUFC-Cenatex, vencido finalista da 2ª taça da etapa de Famalicão.

Palavras do treinador:

"Um grande dia de Rugby! Parabéns à organização pelo excelente trabalho e a todas as equipas da 2ª divisão presentes no torneio que, encarando com atitude séria os esforços empenhados nestas acções, valorizam e elevam os níveis competitivos do Rugby. Uma nota de reparo à entidade reguladora do Campeonato Nacional 7's IIª Divisão, a F.P.R., pelo facto de não apoiar devidamente, como é sua obrigação, estes eventos, ao não assegurar árbitro para toda a etapa. Felizmente entre as equipas e a organização (CR Famalicão), definiram-se elementos que asseguraram e dirigiram os jogos com grande qualidade.

Fomos a Famalição para jogarmos o nosso rugby e fomos avançando no torneio. Tivemos um desaire contra a equipa da casa e acabamos por disputar a 2ª taça, da qual saímos vencidos, mas não sem o sentido de dever cumprido. Representar condignamente a Cidade Berço a Capital Europeia da Cultur – Guimarães 2012 !

Levamos uma bagagem de lições preciosas para o futuro do Rugby em Guimarães."

Sem comentários: