segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FIM DE SEMANA CONSAGRADO Á FORMAÇÃO

GRUFC (Sub 18) deixa fugir o 2º lugar do grupo


Numa tarde soalheira de Sábado num terreno castigado pelas recentes intemperies, a equipa do GRUFC – Guimarães Rugby Union Football Club defrontou a sua congénere do CRAV – Clube de Rugby de Arcos de Valdevez. Assim, na partida a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão (Sub 18), disputava-se a luta directa pelo 2º Lugar no grupo de apuramento.

Num jogo em que o GRUFC precisava obrigatoriamente de ganhar e em que as expectativas eram grandes, os jovens vimaranenses entraram bem e nada fazia prever o desfecho completamente desequilibrado da partida, de 0 – 52 a favor dos visitantes.

Após cerca de 10 minutos de resistência e onde os da casa inclusive estiveram perto de marcar, os jovens atletas do CRAV conseguiram através de uma jogada de contra-ataque, marcar o primeiro dos 8 ensaios com que aniquilaram o jogo.

Embora com períodos de algum ascendente sobre o adversário, a equipa vimaranense nunca conseguiu impor o seu jogo e perante um adversário com atitude e empenhado em defender o seu último reduto até à exaustão, o GRUFC apenas foi capaz de ir adiando o inevitável, ou seja, o alargar da derrota para números nunca experimentados anteriormente, nem mesmo contra o todo poderoso Rugby Clube da Lousã ou contra os ingleses do Saint Bees School.

A segunda metade do encontro foi uma réplica da primeira, mantendo-se a resistência inicial que por momentos parecia indicar alguma intenção de reviravolta, mas que caiu ao fim de 15 minutos com mais um ensaio por parte da possante primeira linha do CRAV. Num dia sim para o CRAV e completamente não para o GRUFC assistiu-se a uma vitória da atitude, coragem e determinação sobre a apatia e a falta de querer.

No final do jogo, os atletas vimaranenses, claramente desanimados com o resultado, apenas se podem culpar a si próprios pela prestação obtida e prometem mais empenho nas próximas e decisivas partidas na segunda volta do campeonato.

Lamenta-se mais uma vez a não comparência de um arbitro oficial, demonstrando algum desinteresse por parte da Federação Portuguesa de Rugby nos escalões jovens da modalidade e na sua promoção longe dos grandes centros urbanos e principalmente no Norte do país.


JOVENS VIMARANENSES EM TORNEIO DE SELECÇÕES REGIONAIS

Uma nota positiva para os dois atletas do GRUFC que, ao mesmo tempo que este jogo decorria, representavam a Selecção Regional de Rugby do Norte (Sub 16) vencendo a sua partida contra a congénere do Centro. Este torneio serve para a escolha dos atletas que deverão representar a Selecção Nacional de Rugby (Sub 16) nos próximos compromissos internacionais. Os vimaranenses João Pedro Faria e João Maria Couceiro contribuíram para que a Selecção Regional de Rugby do Norte conseguissem chegar à final contra a Selecção Regional de Lisboa 1. Para alem da Selecção Norte estiveram presentes as Selecções do Centro, Lisboa 1, Lisboa 2, Sul e Selecção do Presidente. Esta última uma selecção com alguns dos habituais convocados para trabalhos da selecção.

DOMINGO MUITO FRIO, AQUECIDO COM AS CORRERIAS DOS MINIS

No dia seguinte ao embate dos sub 18, foram as escolas de formação do GRUFC que, em Viana, no convívio regional de Rugby de Natal representaram as cores do clube Vimaranense. Os jovens Bravos deparam-se com um dia invernoso com temperaturas muito frias e que influenciaram em muito o desempenho de todos os MINI BRAVOS, mas que ainda assim conseguiram mostrar mais uma vez a sua evolução. Os resultados embora não sendo o mais importante acabaram por se saldar numa vitória, um empate e uma derrota no jogo final, fruto do cansaço.

Este convívio juntou mais uma vez centenas de praticantes que mostram que o rugby é um desporto em clara ascensão no país e no Norte muito especificamente. Neste convívio para além dos Bravos e dos anfitriões de Viana estiveram também presentes ateltas da Companhia do Rugby um projecto de apoio ao desporto no bairro do Cerco do Porto, o CDUP também da cidade invicta, Escola de Rugby da Universidade do Minho de Braga, CRAV de Arcos de Valdevez entre outros.

Sem comentários: