quinta-feira, 4 de março de 2010

CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO

E já em Julho (21-24) que a Universidade do Porto e a FADU organizam o Campeonato do Mundo Universitário de Sevens.


O evento acolherá no Estádio do Bessa equipas universitárias de todo o mundo para disputar aquele que será o 4° mundial universitário desta variante.

De momento estão inscritas 26 equipas masculinas e 17 femininas, sendo que à excepção do Brasil que só tem uma equipa feminina inscrita, todos os restantes 16 países inscritos na competição feminina também estarão presentes da masculina (Portugal, África do Sul, Austrália, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Espanha, Fiji, França, Guam, Itália, Noruega, Reino Unido, Rússia e Ucrânia).


Para além destes, Bélgica, Hungria, Japão, Líbano, Marrocos, Papua Nova Guiné, Polónia, Quénia, Tunísia e Uganda estarão presentes somente na competição masculina.

O destaque vai para a África do Sul, actual campeã masculina e Espanha, campeã feminina e vice-campeã masculina.


A organização está à procura de voluntários. Mais informações em: http://www.rugby2010.up.pt/

1 comentário:

nuno_cardoso disse...

Recomendações IRB

Jogadores juntando-se ao ruck devem fazê-lo de acordo com as Leis do Jogo. Relembramos os árbitros que a ligação correcta do os jogadores é imperativa e que, carregar sobre jogadores incorporados no ruck é Jogo Perigoso e deve ser penalizado como tal.

Texto da Lei

16.2 INCORPORANDO-SE NO RUCK
(b) O jogador que se incorpore no ruck, terá de fazê-lo ligando-se a um companheiro ou adversário usando todo o braço. A ligação deve preceder ou ser em simultâneo com qualquer outro contacto com o corpo do jogador a incorporar-se ao ruck.
CASTIGO: Pontapé de penalidade (P.P.)

10.4 JOGO PERIGOSO E INCORRECÇÃO
(g) Carregar perigosamente: É ilegal para qualquer jogador carregar ou atirar ao solo um adversário portador da bola sem tentar agarrá-lo.
CASTIGO: Pontapé de penalidade (P.P.)
(h) O jogador não deve carregar sobre um ruck ou maul. Por “carregar” entenda-se qualquer contacto executado sem o uso dos braços, ou sem agarrar um jogador.

As imagens vídeo apresentadas abaixo são exemplos de comportamentos ilegais.

http://www.irblaws.com/EN/guidelines/3/charging-into-the-ruck-february-2010/?play=ruckcharging2WIDE#ruckcharging2WIDE