terça-feira, 19 de abril de 2011

III RUGBY YOUTH FESTIVAL

Guimarães no Rugby Youth Festival

GRUFC estreia-se no Rugby Youth Festival Portugal 2011, realizado em Lisboa – Estádio Nacional – no passado fim-de-semana de 16 e 17 de Abril, naquela que foi a mais ousada iniciativa deste clube, que vai apenas na 2ª época de competição.


Na sua terceira edição, este Festival Internacional de Rugby Juvenil, no qual participam equipas oriundas de Portugal, Espanha, Gales e Inglaterra e onde competem atletas dos 11 ao 18 anos, distribuídos por quatro escalões, nomeadamente os S13, S15, S17 e S19 é já um dos mais badalados Torneios Internacionais de Rugby juvenil do mundo.

O GRUFC, que levou a competir uma equipa de Sub 19, começou no 1º dia com a equipa do Cascais como adversário, que apesar de forte e coeso, só conseguiu iniciar o marcador bem dentro do 2º quarto do jogo, graças aos esforços Hercúleos dos Homens de Guimarães, que lutaram ate ao fim, não conseguindo evitar um resultado de 60-0. Neste jogo, o GRUFC teve mais do que razões para estar motivado, pois fazia-se também, a estreia do seu novo equipamento 2011/12. - Os equipamentos Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012.


O jogo seguinte, foi uma verdadeira batalha de David contra Golias, em que o GRUFC defrontou o Crawshays Welsh e que acabou num expressivo 74-5. Houve ainda tempo para um momento de Glória Vimaranenses, através de um ensaio de intercepção pelas mãos do Nº 10, João Couceiro da Costa, contra os que viriam a sagrar-se Campeões S19 do Festival. Na opinião do capitão dos Bravos, Pedro Piaíro, esta foi "Uma experiência nova para o clube, defrontar um clube internacional do qual nada sabíamos. Como tal, não estávamos preparados para o nível de Rugby que apresentaram e acabamos por ser surpreendidos.".


Em analise geral, o treinador Francisco Fragateiro considera que os Bravos fizeram um bom Festival, retirando muitas e boas experiências contra equipas de um nível superior, num evento de carácter internacional, com grandes desempenhos dentro e fora do campo. Francisco Fragateiro salientou a importância da participação do Guimarães RUFC, pois a par do CDUP foram as únicas equipas que foram representar o Rugby Nortenho; afirmou ainda que: "O objectivo principal foi alcançado. Conseguimos funcionar como equipa em todos os momentos! Estou bastante satisfeito com o desempenho e atitude dos jogadores, que se revelaram um exemplo, dentro e fora do campo."


Jogadores do GRUFC na Selecção da ARN.

A selecção Sub15 da Associação de Rugby do Norte, que conta com a participação de dois jovens atletas do GRUFC, Rui Ribeiro e João Martins e ainda do Treinador Eduardo Raynoch como Team Manager, teve este fim de semana uma excelente participação no RugbyYouth Festival, começando por vencer o seu grupo só com vitórias, sobre Agronomia, Loulé e Benfica. Já nos quartos de final defrontou e venceu a forte equipa da Associação de Rugby do Sul discutindo o acesso à Final com a também excelente equipa do Comité do Centro a qual venceu garantindo assim a presença na Final Sub15.

Perante uma bancada repleta defrontaram a fortíssima equipa Inglesa do Clifton RFC tendo perdido o encontro por 2 ensaios, cotando-se assim como a melhor equipa Portuguesa de Sub15!

A equipa da ARN que conta com atletas do CDUP, do Guimarães RUFC, do Rugby de Viana, do CRAV e do Rugby de Braga demonstra assim a forte expansão, tanto em número como em qualidade, do Rugby praticado no Norte de Portugal.

No final do Torneio, os vice-vencedores, João Martins e Rui Ribeiro (que não jogou a final devido a lesão) patenteavam uma enorme alegria, fruto do magnífico espírito de Rugby que se viveu durante o fim-de-semana.






João Martins, Old7 , Rui Ribeiro

Sem comentários: