segunda-feira, 23 de abril de 2012

21/22 .04.2012 - GRUFC no Braga Youth 2012.




GRUFC 

ILUMINA 

FIM-DE-SEMANA CHUVOSO 

EM BRAGA

Num fim-de-semana exclusivamente dedicado ao Rugby, a cidade de Braga encheu-se com centenas de participantes no Festival de Rugby – YOUTH BRAGA, que contou com cerca de 500 atletas provenientes de distintos pontos do país e da vizinha Espanha com particular incidência para as equipas Galegas, que acorreram em grande número e que deram um particular colorido ao Festival, uma vez que se fizeram acompanhar por outras centenas de apoiantes.




Sendo o Rugby o desporto do convívio por excelência, todas as equipas, e uma vez que se tratava de um torneio para jovens, deslocaram ao complexo de jogos da rodovia, em Braga, centenas de apoiantes, principalmente familiares e amigos dos atletas, que contribuíram em muito para o sucesso do evento.
Guimarães fez-se representar, como não poderia deixar de ser, com as equipas de S12 (os Grufinhos), de S14 e S16, estando estas duas em particular destaque.
Os Grufinhos, fruto do excelente trabalho de base que se vem a realizar no clube vimaranense, demonstrou, mesmo sendo um escalão onde a competição não é importante, que está à altura dos seus “rivais”, concretizando inúmeros ensaios e batendo-se de forma garbosa com os restantes participantes deste escalão. No final todos saíram vencedores, pois o objectivo dos jogos nestas idades é simplesmente o convívio e a diversão, ao mesmo tempo que interiorizam os conceitos básicos do jogo e adquirem competências técnicas e físicas.






Os S14 e S16 já foram a Braga com outros objectivos, e tudo fizeram para elevar bem alto o nome de Guimarães, principalmente num ano em que se realiza a Capital Europeia da Cultura, emblema que preenche as camisolas dos Bravos, fazendo sempre questão de realçar esse aspecto que tanto os enche de orgulho.











Assim, e no que respeita à competição propriamente dita, os S14, no seguimento dos resultados obtidos em torneios oficiais anteriores, manteve a toada evolutiva demonstrada, conseguindo bater-se gloriosamente com equipas que apresentam outro historial competitivo  como são os casos da Seleção do Centro recheada de jogadores da Académica,  do Cascais ou da Agrária de Coimbra, tendo perdido o acesso á Final com a equipa que venceu essa mesma final, e na discussão do 3º e 4º perdeu apenas na bola de ouro, após o jogo ter terminado empatado a 15 pontos. Com esta derrota, os S14 terminaram a competição em 4º lugar e  Agrária em 3º, sendo a melhor equipa do Norte, ficando mesmo à frente da Selecção Regional do Norte e das equipas espanholas presentes. O 1º lugar coube à equipa da Selecção Regional do Centro, seguido da equipa do Cascais.


Aos S16 esperava-lhes uma tarefa mais complicada, dado o grande número de equipas espanholas presentes na competição e também de equipas portuguesas como a Agrária de Coimbra e o Cascais.
Nos primeiros jogos de Sábado, os S16 mostraram que tinham vindo ao torneio para prestigiar o nome do clube e da cidade e foram vencendo os adversários, causando alguma surpresa aos presentes, chegando ao fim do primeiro dia de prova apenas com uma derrota frente ao CRAT da Corunha, equipa que tem nas suas fileiras diversos internacionais espanhóis no escalão S17.
O segundo dia começava com o jogo das meias-finais frente ao RC Vigo, onde se jogaria a possibilidade de, pela primeira vez, uma equipa do GRUFC disputar uma final. Aliás, este torneio permitiu ao GRUFC marcar muitos factos históricos e únicos até ao momento.
Este jogo, que inicialmente se apresentava como muito complicado para os vimaranenses, fruto dos resultados obtidos por nuestros hermanos no dia anterior, terminou com um resultado expressivo a favor dos únicos portugueses ainda em prova, com um parcial de 35 – 5.
Na final, iriam defrontar mais uma vez o CRAT da Corunha, que passou sem dificuldades também na meia-final, os seus vizinhos dos Ingleses de Villagarcia.
Este jogo da final, embora disputado, terminou com um parcial de 25 – 5 a favor dos Galegos, sendo no entanto escolhidos 2 jogadores portugueses como os melhores em campo, nomeadamente, o defesa Rui Ribeiro, pelas dezenas de placagens que fez durante a partida, e o centro João Martins, pela ajuda na defesa e pelo magnífico ensaio que concretizou, mesmo a fechar a partida.




Assim, a título de balanço do torneio, a participação do GRUFC saldou-se com um 2º lugar nos S16 e um 4º lugar nos S14. A título de feitos únicos do clube, esta foi a primeira final disputada por uma equipa do GRUFC, conseguindo a melhor classificação de sempre num torneio em qualquer escalão. Foi também a primeira vez que uma equipa do GRUFC ganhou a equipas estrageiras





Assim, a título de balanço do torneio, a participação do GRUFC saldou-se com um 2º lugar nos S16 e um 4º lugar nos S14. A título de feitos únicos do clube, esta foi a primeira final disputada por uma equipa do GRUFC, conseguindo a melhor classificação de sempre num torneio em qualquer escalão. Foi também a primeira vez que uma equipa do GRUFC ganhou a equipas estrageiras.
Uma última nota para o facto de um simples torneio de Rugby conseguir agregar alguns milhares de pessoas, que por dois dias consecutivos passaram pelo Complexo Desportivo da Rodovia, e que em muito contribuíram para a divulgação da modalidade e da cidade de Braga, este ano Capital Europeia da Juventude. Um exemplo a seguir em Guimarães.


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a todos!!!

Clara Freitas