quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Já teve lugar o sorteio dos grupos para o RWC Sevens 2009 que se realizará nos dias 5,6 e 7 de Março.


Os 6 grupos são os seguintes:

Grupo A
Nova Zelândia
Tonga
Arabian Golf
Itália


Grupo B
Fiji
França
EUA
Geórgia


Grupo C
África do Sul
Escócia
Canadá
Japão


Grupo D
Samoa
Austrália
Portugal
Irlanda



Grupo E
Inglaterra
Quénia
Tunísia
Hong Kong


Grupo F
Argentina
País d Gales
Zimbabwe
Uruguai


Sendo que passam aos quartos de final as 6 equipas que ficarem em primeiro lugar do grupo, mais 2 equipas repescadas, penso que os favoritos Nova Zelândia, Fiji, Inglaterra, Argentina e Àfrica do Sul terão possibilidade de confirmar desde cedo o seu favoritismo garantindo a passagem.


A equipa da África do Sul, ficou com o grupo teóricamente mais acessível, podendo isso ser algo vantajoso ou não (veja-se o caso da Nova-Zelândia no último campeonato do mundo de XV).


Penso que no grupo de Portugal tudo pode acontecer. Embora seja um grupo nada fácil, não temos nenhuma equipa no grupo que já não tenhamos batido anteriormente e se nos apresentar-mos em foma com uma motivação e concentração enorme é possível trazer muito bons resultados. No entanto vai ser uma uma tarefa difícil, não só pelos adversários, como pelo facto de se estar a realizar um importante trabalho em simultaneo com a equipa de XV no torneio europeu das Nações.


Os Sevens têm essa vantagem da imprevisibilidade, numa jogada se alterar um resultado, numa falha de placagem se perder um jogo, e de permitir jogos onde não seja tão evidente a diferença entre profissionais e não profissionais.


Como o grande Serevi disse após o sorteio dos grupos:
"There are no easy pools and that is a measure of how far Sevens has progressed since the last World Cup, with every team capable of beating each other on any given day."

Sem comentários: