segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COMEÇOU A ÉPOCA





I JOGO OFICIAL DÁ BOAS INDICAÇÕES PARA A ÉPOCA

No passado dia 18 de Outubro deu inicio o campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Norte com o primeiro jogo dos “Bravos” a ser disputado em casa. O GRUFC – Cenatex teve pela frente a formação do vizinho Clube de Rugby de Famalicão.

O adversário era bastante conhecido, até porque duas semanas antes foi o convidado do “Torneio do Condado” de beneficência à CERCIGUI, e por isso mesmo ambos já sabiam o que contar de parte-a-parte. Este pressuposto faria com que o inicio do jogo se viesse a desenvolver de uma forma de calcular a possível evolução no intervalo de duas semanas. Neste período a equipa da casa começou a demonstrar “respeito a mais” e não conseguiu logo de inicio montar o seu esquema defensivo de paciência e eficácia deixando-se enredar nas artimanhas ofensivas dos visitantes. Este receio do jogo Famalicense revelou-se sobretudo nas partes estáticas do jogo, sobretudo nas formações ordenadas, onde o GRUFC-Cenatex perdeu claramente por falta de confiança. A equipa cometeu vários erros que denotam a falta de competição de quem se está a estrear no campeonato e por isso mesmo ao intervalo o resultado era de 28-0 ainda que a equipa da casa tenha marcado um ensaio mal anulado pelo àrbitro.

No reatamento do jogo, as cerca de 80 pessoas viram uma equipa do GRUFC-Cenatex transfigurada, a praticar o bom rugby que já antes demosntrou ser capaz de jogar. A equipa mostrou muito mais paciência e solidez a defender para além de uma agressividade maior em todos os momentos, sobretudo os estáticos onde começou a ganhar todas as formações ordenadas, chegando a empurrar a equipa de Famalicão mais de 5 metros para trás, e muitos rucks (formações espontâneas no chão onde se disputa a bola). No final do tempo e com uma arbitragem muito má que penalizou a própria modalidade e a sua credibilidade o jogo terminou 52-17 com um parcial de segunda parte de 24-17 que demonstra que os homens de Guimarães fizeram jus ao cognome de “Bravos” e lutaram até ao fim.

CONVIVIO NACIONAL FORMAÇÃO MUITO POSITIVO

O Rugby do fim-de-semana passado não se esgota no jogo dos seniores, até porque no dia anterior a Pista de Atletismo Gémeos Castro houve um Convívio de rugby de formação com jogos de sub-8, sub-10 e sub-12 organizado pela Associação de Rugby do Norte, com colaboração do GRUFC-Cenatex. O clube participou nos escalões de sub-8 onde ganhou todos os seus jogos, e sub-12 onde também teve um resultado positivo com bastantes vitórias. No total participaram 18 “Mini-bravos” que mostraram um desenvolvimento muito bom.

A cidade de Guimarães foi escolhida por esta associação ligada á Federação Portuguesa de Rugby, não só pelas instalações que apresenta, mas sobretudo pelo trabalho de promoção da modalidade numa cidade que até há bem pouco tempo desconhecia o jogo. Além disso o esforço do clube vimaranense tem-se traduzido também numa rápida expansão do número de praticantes que tem sido muito elogiado por todos os órgão tutelares da modalidade.

Foi mais uma vez um fim-de-semana em cheio para os amantes daquele que é o segundo desporto colectivo a nível mundial e que certamente entra agora também no lote de desportos de relevância na cidade de Guimarães.

Eládio Ribeiro

Coordenador de comunicação e imprensa.

19 comentários:

Anónimo disse...

Escreve com letra maior que nao se consegue ler muito bem. lol

Anónimo disse...

Só faltou o presidente e mais uns aparecerem... Pode ser que num dos próximos dois jogos que temos em casa apareçam...

Placador disse...

Caros atletas e demais apoiantes do clube,

às criticas (palermas) queria dizer que apesar de o Presidente não ter estado presente a Direcção esteve representada por 3 pessoas... O VICE PRESIDENTE, DIRECTOR ADMINISTRATIVO E DIRECTOR ADJUNTO, além disso pensem que mesmo os directores de clubes profissionais não vão aos jogos todos dos seus clubes. Alguém aqui acha que é a presença da pessoa que marca o seu interesse pelo clube ou o que faz para que ele possa evoluir e ter mais apoios? Alguém consegue contestar o que o clube e o seu elenco Directivo tem feito para isto durar apesar de todas as dificuldades?

Além disso se querem ser homenzinhos e assumir os descontentamento não o façam covardemente no blog de forma anónima. Façam-no para o mail do clube e assumindo a vossa identidade. Para quem não sabe o mail aqui fica para não ter desculpas esfrrapadas:

g.r.u.f.c.geral@gmail.com

Eládio

Anónimo disse...

Boa Eládio - deste-lhes forte!
Malta, Eládio tem razão. Adianto até, para quem não saiba, que o presidente esteve na tarde de sábado na pista, a acompanhar o encontro nacional dos Putos, bem como eu, o Eduardo e o Eládio. Não se pode estar em todas ó bacanos.

Já agora, alguém sabe o resultado do outro jogo desta jornada?...

Mister Vendetta

Xeze disse...

Eu critiquei isso mas assinei e não tenho problemas nenhuns em voltar a fazê-lo. Mas também acho piada que as três personalidades que referiste são jogadores. Um lesionado e os outros tiveram em campo. E mesmo que o Pedro não estivesse lesionado e não fosse jogador sei que estava lá na mesma.

Tens toda a razão. Nem todos os directores desportivos vão a todos os jogos, mas se por ventura eu faltar a um treino, tenho de justificar. Não acho que a Direcção tem obrigação de se justificar a jogador X ou Y mas que ficava bem umas palavras antes ou depois de um jogo ficava.

Sinceramente vou dar o assunto por encerrado porque estou mais preocupado com outros assuntos, nomeadamente o próximo jogo e outros assuntos a resolverem-se nos treinos entre a equipa.

Casimiro Costa disse...

Sou um visitante do vosso blog e de alguns jogos que têm decorrido, na zona onde moro, na pista gémeos castro.

Sendo um praticante e amante do desporto e fico bastante triste ver que não há quem apoie o desporto, neste caso o rugby, em Guimarães.

Queira também aproveitar para deixar umas criticas, espero eu que construtivas.
Para começar a imagem da equipa mostra o quanto o clube é jovem, pois já o ano passado jogavam com os mesmo equipamentos, por exemplo, estes que já nem se notam os números nas costas.

Sendo Guimarães uma cidade do têxtil e o clube ser Guimarães Rugby... Penso que devia haver talvez um maior esforço para mudar essa marca. Um atleta gostar daquilo que veste é mais um passo para a vitoria. Mas como tudo não passo de um apoiante que só vê a parte do espectáculo e apenas deixa aqui o seu pensamento.

Quanto aos comentários penso que quem os escreveu deveria estar a referir-se ao presidente visto que era o primeiro jogo do campeonato e equipa que se preze gosta de ter os seus superiores a apoiar, ainda por cima sendo uma equipa jovem.

Queria também deixar aqui um voto de felicidades e de boa sorte para o decorrer desta nova era do desporto em Guimarães.

Contem com o meu apoio quando os jogos forem em casa.

Com os melhores cumprimentos assim me despeço.

xeze disse...

Sr Casimiro Costa agradeço as suas palavras de força ao clube, eu enquanto jogador sei o quão importantes são para nós e prezamo-as muito. Em relação às camisolas rápidamente lhe digo, sei que qualquer um de nós preferia jogar com uma toda profissional e "xpto" mas enquanto for aquela que segura o símbolo do clube e que nos representa uso-a e com muito mas muito orgulho. Imagine que nem as mangas cortei à "minha" para se tornar mais fresca ;)

No entanto, sei que a direcção está a fazer o que pode de forma a tornar-nos esse pequeno incómodo um mal menor. Seja em relação às camisolas seja em relação a outro qualquer pormenor.


Obrigado pelo apoio

Placador disse...

O DIRECTOR ADJUNTO É O EDUARDO XEZE... ACHO QUE ELE NÃO É JOGADOR.

E para quem não sabe ele esteve lá com grande sacrificio pessoal por via dos seus problemas de saude...


Não falem do que não sabem...

Eládio.

P.S. Além disso se acham que sabem fazer melhor o meu lugar estará sempre disponivel para quem conseguir fazer evoluir o clube...

Placador disse...

Já agora Xeze (e demais companheiros) para não arrastar esta situação e não dar oportunidade a mais polémicas só queria dizer que escrevi os comentários anteriores porque dói imenso batalhar quase todos os dias (sim, quase todos, e não é exagero) e ver que o pessoal em vez de ajudar e remar no mesmo sentido vai buscar coisas mesquinhas para implicar.

Apesar disso queria ressalvar a tua atitude de honestamente o fazeres abertamente sem te esconderes atrás do anonimato e de o fazeres fora dos treinos e jogos. Fora isso acho que o blog não será o melhor sitio para o fazer até porque é visitado por gente de fora do clube e este tipo de coisas deve ser feito dentro dos "nossos muros". Já disse e torno a repetir se tiverem sugestões, reclamações ou coisas do género façam-no para o mail do clube ou então peguem num dos mails do Pedro que tem os mails dos atletas todos e reencaminhem... Agora evitem isso no blog oficial do clube. Eu não reponderei a mais polémicas no futuro e como administrador do blog apagarei tudo o que for prejudicial à imagem do clube.

Eládio

xeze disse...

Estas conversas só dão mau aspecto ao clube. Eu só disse que parecia bem aparecerem ou tentarem aparecer todos as personalidades que são inerentes ao clube. Bem sei que nem sempre será possível e até eu, quem sabe um dia, não poderei também estar presente num jogo ou outro (espero que não). Não estou a crucificar ninguém nem criticar. Só fiz o que pensei ser uma chamada de atenção. Em relação ao director adjunto fica apontado o meu erro e obrigado pela correcção
;)

Neste momento quero é treinar...

Força Bravos

nuno_cardoso disse...

boas minha gente!!!
as coisas por aqui andam animadas... se aqui é assim como devem andam as orelhas do presidente (devem estar a arder) he he he...

xeze concordo cnt mas tenho que acrescentar a ausencia do precidente e de outros elementos da direcção a ausencia de jogadores da equipa senior, vi muito poucos nas bancadas e não foi por estarem em campo!!! jogadores/treinadores dos sub 18, sub 14 e sub 10 vi menos ainda...

acho que se queremos avançar tem de ser com todos juntos, acredito que alguns não possam, mas tambem acredito que muitos não queiseram ou nem se lembraram...

Eládio, quando nos queixamos da ausencia do presidente não queriamos atacar ninguem (mas quando são as eleições??? :-D) acho que foi uma forma de expressar a importancia que a direcção tem para nós, não só o presidente, mas TODA a direcção... se não acreditassemos no trabalho da direcção não estariamos nos Bravos nem nos preocuparia-mos de estarem ou não estarem...

quanto ao jogo:
1ª parte - fraquinha, pareceu que entramos a nanar...
2ª parte - bem melhor conseguimos mostrar os bravos que somos...
3ª parte - fantástica, que o digam os novos amigos do mané (os nobres senhores de matosinhos) e a menina do bar, nesta parte notou-se também a alegria do filho do eládio por saber que não está só a aturar o pai...

por fim!!

um grande abraço para o andre2 e os votos de rápidas melhoras... contamos contigo muito em breve...

até ao proximo treino...

Anónimo disse...

Vou meter a colher ó meninas...

O Eládio eriça-se todo com críticas, pq é um dos que mais se tem dedicado ao GRUFC e estas coisas tocam-lhe fundo.
Se há alguém que não merece comentários negativos, esse alguém é o Xeze - demonstra tomates dentro do campo, e fora tenho sempre contado com ele: no espaço de 1 semana já marcou duas vezes o campo e já foi comigo fazer uma captação a um colégio. Além disso é (na minha opinião) o melhor placador frontal da equipe. Nada mais a acrescentar.
Quanto ao resto da malta, já o disse muitas vezes - a maioria nunca está disponível para nada...só querem jogar - é pena.
Um esclarecimento final - os putos sub 14 não existem. os putos sub 16+sub 18 não terão facilidade ao nível do transporte - aqui aproveito para tecer uma crítica aos pais desses atletas (salvo honrosas excepções) que pura e simplesmente não aparecem nestas ocasiões...nem para ver os próprios filhos. É pena - perdemos todos - filhos, Pais e GRUFC.
Agora mais esta - o meu blog anda mesmo a fazer falta, não anda suas badalhocas?..estão com uma necessidade de lavar roupinha suja suas porcas! Usem distrom e aguentem o cheiro.
Malta, viva a polémica.
Mister Vendetta

xeze disse...

Até soltei uma lágrima Pedro lol

Li o teu comment em cuecas LOLOLOLOL

Só faço aquilo que me parece ser o melhor para o clube. Tb há de se louvar outros que têm ajudado a colocar as linhas em campo e não só. Por exemplo o Queirós... tem 1 ou 2 meses disto e arrisco a dizer que já fez mais que muitos...

Mas acredito que quem não fez mais foi porque não pôde e não porque não quer.

E agora é mesmo deixar a roupa suja de lado, senão começa a parecer mal. Além disso não quero despertar a fúria do Eládio senão ninguém o cala depois lol :)

João Queirós disse...

Boas,

Sinceramente penso que esta polémica toda é bastante positiva. Ha vários problemas que são precisos ser falados e discutidos para que a equipa cresça.
Agora se foram iniciados por um anónimo ou não, não é o importante, o importante é que foram mencionados.

Acho também que um "Coordenador de comunicação e imprensa" devia ter mais calma quando responde a um comentário. Uma postura mais neutra e não tão explosiva beneficiaria em todos os sentidos.

Toda a gente sabe que o Pedro e o Eduardo estão sempre presentes a apoiar o pessoal e o clube. Eu falo por mim, eu tou sempre a receber ajudas da parte dos dois como também do pessoal da equipa e treinador. Mas infelizmente acho que a união deveria ser mais forte entre os atletas e um pouco mais de sacrifício não só nos jogos mas também nos treinos. Se não gostam de alguma coisa que foi feito ou nos foi dito já somos homenzinhos de engolir e mostrar que conseguimos superar.

Sendo o primeiro jogo do campeonato acho que a presença do presidente era fundamental, não precisava de dizer nem uma palavra mas só o acto de aparecer para mostrar um pouco de confiança era perfeito. E digo eu que poucas vezes o vi e que não tem grande significado para mim, mas é importante em prol do grupo.

Não tenho moral para falar mas fico revoltado por estar a curtir tanto um desporto novo e ver que não esta a seguir o caminho mais correcto.

Espero que toda a gente reflicta no que anda a fazer e se pode fazer um pouco mais. Isto para jogadores, directores, presidentes, coordenadores de comunicação e imprensa, treinadores...

Não quero abrir guerras com ninguém, muito pelo contrario. Agradeço todo o apoio que me têm dado e facilidade de integrar no grupo prometendo que treinarei para melhorar e ajudar a equipa no que for possível.

Um Abraço,

João Queirós

Anónimo disse...

Bela prosa Queirós...e neste jogo até já derrubaste dois ou três.

O Xeze tem razão e eu tenho que reforçar - o Queirós está a ser um exemplo de dedicação ao Clube, e é verdade...tem 1 mês e meio disto.

Em nome do GRUFC, obrigado Querós.

Malta, é seguir o exemplo.
p.s. Estou a adorar - finalmente a malta escreve no blog...não há nada q s compare a uma boa polémica!
Mister Vendetta

Anónimo disse...

boas

desta vez safeime de ser operado mas esta feio isto por isso durante 4 semanas nada feito mais fisioterapia nao sei pa kanto tempo vai!

tou a gostar de seguir esta nova novela ja a mui k nao tinhamos disto!

eladio se vais ser o 2 cuidado com a camisola nao a fodas!!

abraço a todos eu apareço no treino!!!

Anónimo disse...

Andre *2* ou era 2!!

Xeze disse...

Olha olha... treino à chuva... Acho que tenho medo.

Boa onda então andré.. 4 semanas não é nada e podes sempre aparecer pa umas corridinhas ou uns trabalhos de pernas 'à la Mister V'

Anónimo disse...

Ninguem gravou o jogo? Não podemos impugnar o jogo por causa do arbitro??