terça-feira, 6 de outubro de 2009

Resumo do Torneio do Condado

RUGBY SOLIDÁRIO DÁ FRUTOS


Um enorme sucesso, é como se deve classificar a actividade realizada pelo GRUFC-Cenatex no passado dia 03 de Outubro. A festa de apresentação para a temporada 2009/2010 na pista de atletismo Gémeos Castro tinha como objectivo maior ajudar a CERCI de Guimarães, e a sociedade civil vimaranense, fruto do apelo enérgico do clube, contribui com cerca de 2 toneladas de alimentos para a instituição.

A mobilização sem precedentes que o GRUFC-Cenatex realizou, levou a que vários sectores da sociedade respondessem positivamente ao apelo lançado pelos “Bravos”. E desde grandes marcas como a Mimosa, a Milaneza ou as Bolachas Nacional, ou vendedores grossistas como a ARCOL, também revendedores como os supermercados AC Lima, Auromática 24, ou ainda empresas fora da área como os Transportes Alves, os cafés Kapital, Pelourinho e Noz Moscada, ou a Lavandaria Green Label. A todas estas entidades juntou-se ainda o público anónimo.

O resultado provisional desta colecta (uma vez que falta apurar os muitos donativos feitos directamente à instituição) foi de 1.138 embalagens de leite, 310 de Arroz, 763 embalagens de massa, 73 embalagens de Bolachas, acrescidos ainda de açúcar, óleo, salsichas, atum, feijão, produtos de panificação, chocolate em pó entre outros.

O Torneio só foi possível realizar graças também à disponibilidade do Clube de Rugby de Famalicão que não deixou de se aliar a esta nobre causa e cujos próprios jogadores, à semelhança dos homens da casa, contribuíram com os itens já mencionados.

Como foi referido na entrega dos alimentos aos representantes da CERCICUI, o clube pretende sempre aliar à sua componente desportiva vincadas preocupações de índole social e de apoio à comunidade, natural reflexo do espírito de entre ajuda que é apanágio desta modalidade, preocupações essas já manifestadas na recolha de dádivas de sangue, organizada em parceria com o "Instituto de Sangue de Portugal", e no acolhimento, a título gratuito, de cerca de 20 crianças que se encontram num processo de acompanhamento social monitorizado pela "Fraterna" (Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social - Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social).



PRES. DA CAMARA ELOGIA INICIATIVA


O GRUFC, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães, entregou, à "Cercigui" todos os géneros recolhidos no dia 3 de Outubro por volta das 16.30h, que foram aceites na pessoa da Presidente da Direcção da CERCIGUI, a Dra. Jacinta Ramos Van der Kellen.

Durante a entrega dos bens angariados, o edil Camarário, Dr. António Magalhães referiu-se à bem conhecida solidariedade vimaranense e congratulou o clube de rugby por fazer bandeira dessa característica e a fazer proliferar na sociedade civil incutindo esse valor nos seus praticantes.

O Presidente da Direcção do GRUFC-Cenatex relembrou às cerca de 250 pessoas que assistiram aos jogos os valores do Rugby - Espírito de Grupo, Espírito de Entre-ajuda, Ambição, Competitividade com Ética. José Couceiro da Costa vincou ainda que ao transferir estes valores por via de acções de Solidariedade pretendemos repassar para a Sociedade a consciência e Responsabilidade Social do GRUFC.



ANO DESPORTIVO COM BONS AUGÚRIOS


Os primeiros a entrar em campo no passado sábado foram os seniores, que já mostram melhorias em relação ao ano passado. Ainda assim o melhoramento ainda não deu para recuperar o atraso de um clube que já leva 12 anos de existência e como tal o CRF acabou por vencer por 28-12.

O segundo jogo do dia oporia os sub 18 de ambas as formações e neste escalão as diferenças mostraram ser na direcção oposta, e os nossos pequenos “Bravos” mostraram estar prontos para entrar no campeonato da forma autoritária como venceram por uns expressivos 78-12 para gáudio dos presentes.

Findo o jogo ambos os clubes se juntaram para a tradicional “terceira parte”, que mais não é senão um convívio salutar entre ambas as equipas de forma a poder criar laços de amizade e respeito no mundo do desporto.


Eládio Ribeiro
Coordenador de comunicação e imprensa

Sem comentários: