sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

FIM DE SEMANA PASSADO FOI ASSIM...

GRUFC (Sub 18) aprendem com clube mais velho

Os sub-18 do GRUFC-Cenatex foram, este fim-de-semana, protagonistas da partida com maior destaque no mundo rugbistico vimaranense ao receberem em casa o mais importante e histórico clube do Norte, o CDUP do Porto, num jogo que era uma espécie de prémio para os jogadores vimaranenses, uma vez que enfrentariam os actuais segundos classificados da Primeira Divisão.

O jogo a contar para a Taça de Portugal da categoria seria, à partida, um jogo de sentido único, o que se veio a confirmar, mas não sem uma tentativa do pequeno “David” contrariar o “Golias”. Essa tentativa manifestou-se sobretudo no jogo defensivo da equipa de Guimarães que mostrou, uma vez mais, que o seu cognome de “Bravos” não lhes assenta nada mal.

A equipa de Guimarães defendeu com muita garra, apesar de nem sempre o fazer da melhor forma e o resultado de 95-0 para os homens do Porto não deslustra a exibição dos homens do GRUFC-Cenatex que praticam a modalidade há um ano, ao contrário dos atletas do CDUP que levam, em média, 7 anos de prática.

GRUFC (sub 10 e 12) MOSTRAM-SE PARA O FUTURO

No passado sábado, também os “Mini Bravos” mostraram o seu rugby, e a sua fantástica evolução. Os pequenos atletas estiveram presentes no Convívio de Braga organizado pela Escola de Rugby da Universidade do Minho e que contou com mais de duas centenas de atletas.

O GRUFC conseguiu participar com duas equipas em dois escalões diferentes com um total de 18 “minis” envolvidos sendo que, em sub 10 estreou pela primeira vez uma equipa, enquanto, os sub 12 mostraram que a sua evolução é cada vez mais notória.

O saldo de jogos contam-se por uma vitória, um empate e uma derrota no escalão de sub 12, e com duas vitórias e uma derrota nos sub 10.

O torneio teve a participação de clubes como o CDUP do Porto, a Companhia do Rugby (Escola de Rugby do Centro Social do Cerco do Porto), a Agrária e a Académica de Coimbra, a Escola de Rugby de Viana, o CRAV de Arcos de Valdevez, entre outros.

RUGBY COMO CAUSA SOCIAL

O GRUFC, teve este fim-de-semana uma vitória ainda maior que aquelas que aconteceram em campo. Esta vitória é relativa ao seu projecto social que tem tido resultados fabulosos e começa a ser muito comentado por Associações e Assistentes Sociais como um caso de sucesso.

Este facto deve-se à envolvência de 7 atletas provenientes da FRATERNA nas partidas disputadas este fim-de-semana.

O GRUFC conseguiu uma rápida integração destes elementos, conseguindo assim que 3 atletas Sub 18 participassem no jogo contra o CDUP tendo inclusivamente um dos referidos elementos ter entrado na equipa titular.

Ainda assim, o maior feito foi alcançado pelos “Minis” que tiveram a participação de 4 crianças ligadas ao projecto da FRATERNA. Este feito não ficou por aqui na originalidade pois graças à FRATERNA o GRUFC pôde pela primeira vez contar com meninas nas suas equipas. Estas meninas bateram-se de igual com todos os envolvidos, uma vez que, o rugby até ao escalão sub 14 é jogado por equipas mistas.

Este projecto social abraçado pelo GRUFC tem agradado aos responsáveis da FRATERNA que manifestam regularmente aos responsáveis do clube o agrado manifestado pelos seus jovens e por todos devido ao seu empenho, não só no desporto, mas também escolar.

A direcção do GRUFC mostra-se agradada e pretende aumentar o número de atletas em competição, numa tentativa de integrar toda a gente no seu espírito de pluralidade e diversidade característicos do desporto.


Eládio Ribeiro

Coordenador de Comunicação e Imprensa

Sem comentários: