sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SONDAGENS SEIS NAÇÕES A e B

Tal como fizemos no ano passado, fazemos neste ano a nossa sondagem relativa às competições dos dois mais importantes torneios de rugby do Velho Continente, o Seis Nações e o Torneio Europeu das Nações, também conhecido como Seis Nações B.

O torneio das 6 Nações é a mais importante e antiga competição anual de rugby entre selecções nacionais. Herdeira do Home Nations e depois do Cinco Nações, esta competição põe em competição as selecções da Escócia, França, Gales, Inglaterra, Itália e Irlanda e tem como detentor do titulo a selecção do trevo, a Irlanda.
Ainda assim, a sempre temivel selecção dos dragons que é aliás o país com mais titulos de sempre, contabilizando todos os modelos, poderá estragar os planos aos Irlandeses, e Shane Williams e companhia poderão mostrar que esta equipa tem muito rugby e muita paixão.
A selecção da rosa tem muito a provar, e se Martin Johnson quer manter o seu lugar, terá que tentar arrebatar o titulo que foge a Inglaterra desde 2003, ano em que, o agora seleccionador, levou a sua equipa ao titulo como capitão ganhando também o ceptro Mundial no RWC 2003, com Wilkinson a assumir o papel de destaque ao garantir os pontos da vitória, Wilko que está em grande forma e poderá fazer a diferença que não fez o ano passado por lesão.
A selecção do galo corre por fora mas pode repetir os seus titulos de 2002, 2004, 2006 e 2007 tornando-se na selecção com mais títulos desde 2000, ano em que Itália se juntou ao grupo.
A Escócia precisará de muita inspiração e de muita sorte para poder arrebatar o titulo, ainda assim a selecção do cardo contará com homens experientes como Chris Patterson, top scorer da Escócia, ou dos seus capitães Mike Blair e Chris Cusiter.
Os azurri são a selecção com menos experiência e como tal apenas poderão aspirar a a baralhar as contas dos candidatos,e para tal contam com o pilar Martin Castrogiovanni, eleito para o XV ideal de 2009, para além de estrelas como Mauro e Mirco Bergamasco e o jovem arrier naturalizado Luke McLean que tudo farão para continuar a caminhada de nivelação da Itália com as outras potências do rugby Europeu.

Em ano de preparação para o Mundial devemos assistir a um torneio que servirá para afinar as máquinas para o RWC 2011 na Nova Zelândia, uma vez que todas estas selecções estão apuradas automaticamente por estarem  no TOP-10 Mundial.


----------------------------------------------------------------------------------


O Torneio Europeu das Nações, também conhecido como Seis Nações B, por nele jogarem as equipas de segunda linha europeia só superadas pelas supra-referidas, não é só um torneio de preparação, conta com Portugal, Rússia, Geórgia, Roménia, Alemanha e Espanha. O torneio serve de fase de apuramento para o RWC 2011 e só as duas primeiras selecções passam directamente, sendo que a terceira classificada jogará um play-off de acesso com o Uruguai.

Este torneio, ao contrário do Seis Nações, disputa-se a duas mãos pelo que este ano o campeonato já vai na segunda mão e a classificação actual tem a Geórgia no primeiro lugar com 14 pontos, com 13 a Rússia, com menos um ponto Portugal, com 9 a Roménia, 7 pontos para a Espanha e finalmente a Alemanha com 5 pontos.

Os Lobos jogam fora com a Rússia, Espanha e Alemanha e recebem a Roménia e a Geórgia. A equipa Portuguesa cedeu, na primeira volta, uma derrota caseira com a Rússia e um empate histórico em Tiblissi na Geórgia. Na Roménia e nos dois jogos em Lisboa com Alemães e Espanhóis, Portugal triunfou ainda que por vezes de forma pouco convincente. Ainda assim, os Lobos terão a sorte de terem no seu calendário dois jogos decisivos em casa, nomeadamente o encontro com a Geórgia e com a Roménia contra quem fizemos resultados históricos.

A Geórgia. líder do grupo apenas cedeu o empate frente a Portugal, tendo ganho os restantes jogos e tem uma equipa totalmente profissional, com mais de dois terços dos seus jogadores a jogarem nos principais campeonatos do Velho Continente

A Rússia, por sua vez apenas perdeu com os lideres do grupo e tem a vice liderança, para além de ter a vantagem de receber Portugal e Roménia na segunda mão o que facilita a sua missão.

A Roménia, apesar de ter marcado presença em todos os Mundiais até à data tem a missão mais espinhosa, uma vez que parte em desvantagem pontual, e até de calendário deslocando-se aos seus adversários directos pela classificação, os Lobos e Ursos. Isto torna a missão do Carvalhos quase impossível pois não podem ceder nenhum encontro para ninguém para poder alimentar a esperança.

Quanto às selecções de Espanha e Alemanha, que se encontram já fora desta luta só resta jogar o melhor que puderem e tentar fazer uma graçola para estragar as contas a alguém, sendo que o jogo em Espanha com os Lobos é o ponto alto do rugby de selecções para "nuestros hermanos" que tentarão assim pregar-nos um partida de mau gosto.  Para Alemanha dá-se também o caso de tentarem fugir ao lugar de play-off de descida dentro das competições FIRA-AER.

----------------------------------------------------------------------------------


Dêem-nos a vossa opinião votando na barra lateral nas selecções que ganharão estas competições e façam comentários a dar-nos a vossa opinão sobre as competições e seus vencedores e na competição que envolve Portugal, quem serão os apurados directos, e quem disputará o play-off de acesso.

Cumprimentos e bons jogos.

1 comentário:

Placador disse...

Apesar de achar que Portugal passará confortavelmente no segundo lugar apurando-se dessa forma para o Mundial, os Georgianos têm um rugby incrivelmente bem desenvolvido e físico o que torna a missão do primeiro lugar muito espinhosa.

Quanto ao 6 Nações será arrebatado pela Irlanda que mostrou em Novembro um poderio incrível, capaz de contrariar qualquer selecção, inclusive os campeões Mundiais Africa do Sul, ao ponto de os banalizar. Penso até que Irlanda conseguirá a TRIPLE CROWN (ganahr às outras selecções das Ilhas) e quem sabe muito possivelmente o GRAND SLAM (ganhar todos os jogos).

Abraço

Força Portugal, C'mon Ireland