quarta-feira, 2 de junho de 2010

GRUFC SUB 14

GRUFC SURPREENDE EM LOUSADA



Terminada a época oficial de Rugby de XV, entrou-se em plena época de Rugby de sete, o já famoso Sevens, onde Portugal tem conseguido sobressair e obter grandes resultados a nível internacional quer com as suas selecções, bem como com as equipas de clube.


Neste sentido a Federação Portuguesa de Rugby, em conjunto com as Associações Regionais de Rugby, organizaram um circuito Nacional de Rugby Sevens, constituido por 3 torneios principais, sendo o primeiro em Coimbra o segundo em Lousada e o terceiro e último será disputado em Lisboa no próximo dia 3 de Junho com vista a preparar estes jovens para uma variante do Rugby cuja importância tem vindo a aumentar devido à sua escolha para Modalidade Olímpica a partir dos Jogos do Rio de Janeiro 2016.

O GRUFC – Cenatex não fugiu à chamada da variante e apresentou-se em Lousada com uma formação jovem e ainda pautada pela reduzida experiência e historial competitivo, mas que soube dar boa conta de si.

Com 3 jogos disputados, frente às formações da Galiza/Estoril, da Bairrada e da Agronomia de Lisboa, os pequenos Bravos dos sub 14 do GRUFC, somaram 3 derrotas pouco expressivas, mas evidenciaram sobejamente a evolução obtida desde a sua primeira e única experiênia na variante de Sevens, que teve lugar há pouco mais de um mês em Arcos de Valdevez.

Essa evolução sentiu-se quer no plano atacante, onde conseguiram no geral, manter a calma e a posse de bola, fundamental nesta variante, mas também no aspecto defensivo, onde se individualmente há um longo percurso a percorrer, mas como grupo, conseguiram estar à altura do desafio, e não podemos esquecer a valia das equipas adversárias, todas com enorme historial na modalidade e em particular na variante de 7 jogadores.

Pedro "Vendetta" Alves, treinador deste recém-formado escalão, que até há dois meses atrás estava incluído num grupo de trabalho único conhecido como "escalões de formação", faz um balanço muito positivo desta participação no segundo de três torneios nacionais de Sevens.

Disse esse treinador no final do encontro: "Estou bastante satisfeito com a prestação geral dos atletas, principalmente no aspecto de grupo, e estou perfeitamente ciente do longo trabalho que temos pela frente. Não viemos a este torneio com quaisquer ilusões de resulatdos vitoriosos, pois sabíamos de antemão que seria um torneio recheado dos maiores nomes do Rugby quer de Lisboa, quer do Porto e ainda de Coimbra, que são os três grandes pólos de desenvolvimento da modalidade. Viemos aprender com os melhores, pois apenas com quem sabe mais do que nós, se pode aprender! A motivação dos atletas está num nível bastante elevado, e vamos aproveitar os dois meses de treinos que ainda faltam até ao fecho da presente época para melhorar os principais pontos fracos evidenciados pelo grupo. Vamos colocar à prova este novo período evolutivo, na próxima oportunidade de competir, seja em sevens, seja no modelo de rugby tradicional."


GRUPO DE FORMAÇÃO A CRESCER OBRIGA A “CRIAR” MAIS ESCALÕES

A aposta evidente do GRUFC no seu papel de formador teve, este ano, uma expressão nos escalões de formação que ao longo do ano triplicaram o seu número de atletas de 11 para mais de 35 crianças com menos de 14 anos.

Esta expansão enorme resultou, sobretudo na “criação” de dois escalões mais definidos, um composto de miúdos entre os 7 e os 10 anos, e um outro com crianças entre os 11 e os 14.

Esta separação levou a que os grupos de trabalho estejam mais homogeneizados o que contribui de forma positiva para a evolução de todas as crianças que assim não ficam obrigadas a terem de ver o seu nível de jogo afectado pela diferença de porte atlético, capacidade física e compreensão do jogo.

O GRUFC, como nos contou Pedro Alves, congratula-se por ter, através da sua postura didática e responsável, ter atraído mais crianças, mas “sobrtetudo os país desses pequenos guerreiros” que já olham para o Rugby sem a desconfiança inicial de “jogo violento e desprovido de regras” e aceitam e inclusive encorajam os seus filhos a fazerem do Rugby a sua escola desportiva e cívica.

Eládio Ribeiro

Coordenador de comunicação e imprensa

Sem comentários: