segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

04.02.2012 GRUFC S18 vs. Moita


2 Jogos, duas vitórias.

O segundo jogo da segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão, para o escalão de Sub 18, realizado no passado Sábado, dia 4 de Fevereiro, correu da melhor forma para a equipa do GRUFC, que recebeu e bateu a sua congénere do Rugby Clube da Moita.



A equipa da Bairrada, que fez deslocar uma interessante quantidade de público à Pista de Atletismo Gémeos Castro, mostrou ter uma equipa aguerrida, capaz de jogar um Rugby de excelente qualidade e que por certo conseguirá colocar grandes dificuldades aos seus adversários.

Como já se esperava, a equipa da casa começou o encontro colocando grande pressão sobre a defesa adversária, empurrando-a para o seu meio campo defensivo, fruto de uma maior capacidade física. No entanto, os bairradinos nunca se intimidaram com o maior poder físico dos vimaranenses, e fruto de uma grande agressividade colectiva, conseguiram manter o nulo durante uns desesperantes 15 minutos de sucessivos ataques, até que numa jogada de insistência e uma rápida abertura para a entrada de mais uma unidade do pack avançado, foi possível inaugurar o marcador, que com a respectiva conversão ficou em 7 – 0.



No entanto, os visitantes não baixaram os braços, e numa jogada de contra-ataque, após uma perda de bola a meio-campo, conseguiram igualar o marcador em 7 – 7.

Após este ensaio dos forasteiros, os vimaranenses acusaram o toque, tendo passado por uns momentos de desnorte, permitindo que o Moita se adiantasse no marcador com mais um ensaio, com o marcador a subir para os 7 – 12.

Foi o mote para o despertar da equipa da casa, que levantou os braços e começou a jogar da forma que melhor sabe, ou seja, através de entradas constantes dos seus fortes avançados e que permitiu que fosse conseguido mais um ensaio e respectiva conversão, levando o resultado para o intervalo em 14 – 12.


A primeira parte terminou de forma pouco feliz para o GRUFC com a saída por lesão do asa Rui Ribeiro, que ficará afastado dos relvados por 6 semanas fruto de uma fractura da clavícula.



A segunda parte começou com grande equilíbrio, havendo mais uma volta no marcador fruto da conversão de uma penalidade, permitindo a que o Moita passasse novamente a liderar o marcador por 14 – 15.

Foi preciso grande tenacidade dos vimaranenses para em esforço conseguirem marcar mais um ensaio, colocando o resultado final em 19 – 15.




Foi uma manhã bem passada para as cerca de 60 pessoas que se deslocaram à Pista de Atletismo para assistirem ao jogo, que mais uma vez correu num ambiente de sã camaradagem entre atletas e demais participantes.

O GRUFC aproveitou a oportunidade, uma vez que é a única colectividade desportiva patrocinada pela Capital Europeia da Cultura, para distribuir entre adeptos, atletas e equipa técnica visitante, um kit da Capital Europeia da Cultura, como forma de divulgar o acontecimento e de trazer mais visitantes para a nossa cidade de Guimarães.


Só no Rugby!

Apenas numa modalidade como o Rugby é que se pode ver uma equipa mista de jogadores de Guimarães e de Braga reunidos numa equipa intitulada “Barbarians do Minho”, e que está a disputar o Campeonato Nacional de Sub 16, fase dos não apurados.

Este projecto surgiu com a intenção de colocar a jogar atletas das duas equipas minhotas, que pelo facto de ser praticamente impossível nesta fase de desenvolvimento do Rugby minhoto haver atletas suficientes para formar equipas competitivas para participar no campeonato nacional, levou a que os dois clubes se juntassem, permitindo assim aos seus jovens atletas a possibilidade de competirem, preparando a sua subida para o escalão seguinte, o dos Sub 18.

O primeiro jogo dos Barbarians do Minho realizou-se no Campo do Operário, em Famalicão, casa do também participante no projecto, Clube de Rugby de Famalicão, que contribui para os Barbarians com 4 atletas, ao passo que o GRUFC contribui com 12 e o Braga Rugby com 8.

A equipa visitante, o Rugby Clube de S. Miguel, veio a Famalicão com outros argumentos e venceu o desafio por 27 pontos sem resposta. No entanto, ficaram algumas intervenções positivas, mostrando que outros resultados serão possíveis, assim que os jogadores conseguirem maior entrosamento.

Fica a nota para este exemplo de desportivismo e de que, apesar das rivalidades, o que conta é a formação dos jovens e a prática desportiva.


Sem comentários: