domingo, 12 de fevereiro de 2012

11.Fev.2012 - S18 CRAV x GRUFC



Último jogo da época termina com derrota para os Sub18 do GRUFC


Sendo o último encontro da temporada para a equipa de Sub 18 do GRUFC, a disputar o Campeonato Nacional da II Divisão, esperava-se um pouco mais nesta deslocação ao sempre difícil reduto do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, este Sábado passado, servindo também a partida para mais uma actividade de divulgação da Capital Europeia da Cultura, uma vez que tudo começou com a distribuição de oferendas alusivas ao evento vimaranense a toda os elementos da equipa adversária, e mesmo junto do público que se deslocou ao Complexo Desportivo Municipal em número significativo, prova de que nos Arcos o Rugby é a modalidade oficial do concelho.

A comemorar o 32º aniversário, o clube do alto Minho apresentou-se na sua máxima força, inclusive com recurso aos seus atletas internacionais, com aquele que provavelmente é o mais poderoso pack avançado deste escalão e com umas linhas atrasadas plenas de experiência, uma vez que quase todos os atletas desta equipa já estão no seu último ano de Sub 18, indo na próxima temporada engrossar as fileiras da equipa sénior do CRAV, que actualmente disputa o Campeonato Nacional da I Divisão.

Os vimaranenses, devido ao elevado número de atletas indisponíveis para o encontro, tanto por lesão como por compromissos académicos, viu-se forçado a alinhar com um XV de recurso, composto maioritariamente por atletas ainda Sub 16, intercalados por alguns atletas mais experientes e magnificamente conduzidos em campo pelo Arriere Filipe Pinheiro e pelo Centro João Faria, mais uma vez se confirmando como os atletas mais esclarecidos desta equipa de Guimarães.

Fruto da inexperiência de alguns atletas, o jogo começou com alguns erros do defensivos dos Bravos do Condado, que resultaram num ensaio não convertido para o CRAV. O jogo equilibrou-se de seguida, perante as insistências do também poderoso pack avançado vimaranense, que muito lutou e não perdeu uma única disputa com os rivais, nomeadamente na confrontação directa das formações ordenadas e nas formações espontâneas. A primeira parte terminou com um equilibrado 10 – 0.

Na primeira metade do segundo tempo, o jogo continuou com igual toada de equilíbrio, tendo-se mesmo jogado grande parte deste período na linha dos 22 metros do CRAV. Seguidamente, o jogo voltou a virar de sentido, uma vez que os vimaranenses começaram a acusar o esforço, pois enquanto que o CRAV substituiu praticamente toda a 3ª linha e Centros, o GRUFC apenas dispunha de 2 elementos com capacidade para substituir com segurança os elementos de campo.

O jogo terminou com um expressivo 29 – 0, que penaliza excessivamente o esforço dos vimaranenses, mas que também relembra a diferença que ainda existe entre os dois clubes, apesar de esta se vir a encurtar com o passar dos jogos. De facto, o GRUFC afirma-se claramente como o segundo maior clube do Minho, atrás do CRAV, mas tudo indica que a primeira vitória do GRUFC, neste escalão, frente ao CRAV esteja para acontecer em breve.

Apesar desta derrota, o GRUFC conseguirá esta temporada com a melhor classificação conseguida até ao momento neste escalão, com um lugar no meio da tabela, e que demonstra que o Rugby em Guimarães está a solidificar-se cada vez mais.

Até final da presente época, o GRUFC ainda vai disputar a taça de Portugal de Sub 18 e realizar pelo menos mais 4 encontros de carácter particular com o CRAV, Braga Rugby, RC Bairrada e ER Porto, de forma a permitir o fortalecimento e preparação da equipa que vai disputar a próxima época de 2012/2013, sendo também este o período ideal para a entrada de novos atletas, pois poderão, sem pressão, aprender o jogo e começar a dar os primeiros passos rumo à completa integração na equipa.

















Sem comentários: