segunda-feira, 29 de outubro de 2012


EQUIPAS DO GUIMARÃES RUGBY COM FIM DE SEMANA MUITO PREENCHIDO

No passado sábado, dia 20 de Outubro, o GRUFC começou bem cedo a primeira actuação de um conjunto de várias, com a equipa dos Grufinhos a deslocar-se ao Torneio de Abertura para atletas dos escalões Sub 12, que se realizou no Porto, e que contou com diversas equipas de todo o país, nomeadamente, para além do GRUFC, com a Agrária de Coimbra, CDUP, Técnico, Belenenses, Associação Académica de Coimbra, CRAV,  Lousã, Rugby de Viana, Centro Cultural Santo Adrão, Agronomia e o Mortágua Rugby.

Como seria de esperar, o torneio correu em ambiente de pura festa e diversão, uma vez que neste escalões o mais importante é o convívio e a motivação dos jovens atletas.
A participação da equipa vimaranense foi positiva tendo ganho metade dos encontros que realizou, demonstrando que o clube está a crescer em quantidade e qualidade de atletas.
Ao inicio da tarde, exactamente antes do grande desafio da jornada rugbistica vimaranense, as equipas de S14 e S16 realizaram um jogo de demonstração na Pista de Atletismo Gémeos Castro, entretendo assim o muito público que se deslocou para assistir ao jogo por que todos esperavam.
Assim, a equipa sénior do GRUFC estreou-se em casa da melhor forma para o Campeonato Nacional da IIª Divisão, vencendo a UTAD por 14-10.
Os Vimaranenses entraram bem no jogo, conseguindo alguns desequilíbrios, dos quais resultaram em duas penalidades convertidas.
A UTAD ripostou com diversos ataques das suas linhas atrasadas, mas a resposta dos Bravos não poderia ser melhor com uma defesa muito agressiva e apoiada dos seus avançados.
O intervalo não trouxe grandes alterações ao jogo, que continuava muito garrido, com muitas placagens efectivas e sobretudo com algumas jogadas de muito bom nível. Após diversas trocas de chutos das linhas atrasadas, o defesa da UTAD conseguiu passar por diversos jogadores e colocar a bola nas mão de um colega que finalizou com um ensaio na ponta.
A partir desse momento, os Bravos tiveram de correr atrás do prejuízo, conseguindo, com um trabalho magnifico da sua avançada numa formação ordenada, marcar um ensaio.
A que destacar o grande desempenho dos avançados Vimaranenses, que fizeram um esforço tremendo para aguentar os fortes ataques concentrados da equipa adversária.
No final do jogo, o treinador do GRUFC comentava que esta vitória foi sofrida mas merecida, consequência de uma boa semana de treino e de grande vontade por parte da equipa sénior em acreditar que era possível dar a volta ao resultado. Os últimos minutos foram massacrantes mas os Bravos demonstraram que conseguem e que podem garantir formações ordenadas com qualquer avançada desta divisão. A equipa irá continuar a trabalhar para estar no seu melhor nível para receber, na próxima jornada, dia 27 de Outubro às 15h30 nas Pistas Gémeos Castro em Guimarães, o Clube de Rugby de Famalicão.
No Domingo foi a vez da equipa de S18 se deslocar à Bairrada para defrontar o Moita Rugby, iniciando assim a sua participação no Campeonato Nacional II Divisão – Zona Norte/Centro.
Com uma equipa muito renovada, fruto da subida de escalão de muitos atletas que agora militam na equipa senior, o desafio correu de forma bem diferente do ocorrido em anteriores embates entre as duas equipas, uma vez que nunca o GRUFC tinha perdido nenhum encontro com o Moita Rugby.
Com grande empenho, mas pouca eficiencia defensiva, os vimaranenses aguentaram até ao minuto 21 sem sofrer ensaios, mas o jogo ao pé dos Leitões foi mais eficiente, apanhando de surpresa a equipa visitante, que chegou ao intervalo a perder por 24 a zero.
A segunda parte demonstrou algum acerto defensivo, não obstante o avolumar do marcador até aos 38 pontos sem resposta para a equipa da casa.
Apesar da derrota, o treinador da equipa, Eduardo Raynoch, estava satisfeito com a prestação da equipa, no que respeita ao empenho, dedicação e atitude com que jogaram.

GRUFC - Torneio de Abertura para atletas dos escalões Sub 12





Campeonato Nacional, 2ª divisão (Norte/Centro) - Séniors
GRUFC AA Utad




Campeonato Nacional, 2ª divisão (Norte/Centro) - Sub 18
Moita Rugby GRUFC




Sem comentários: