segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

FIM-DE-SEMANA PASSADO FOI ASSIM...

GRUFC – Seniores somam e seguem perante adversário acessível

O GRUFC- Cenatex deslocou-se, este sábado, às Caldas da Rainha para jogar com o Atlético Clube Marinhense, que jogava em casa emprestada, num embate a contar para a terceira jornada da fase de Não-Apurados, do Campeonato da Segunda Divisão, tendo os visitantes ganho o jogo.

O Marinhense, jovem clube que, tal como o GRUFC, dá os primeiros passos no mundo federativo do rugby, participando pelo primeiro ano nos campeonatos da FPR, era o adversário que, na teoria seria menos forte que o GRUFC-Cenatex.

O GRUFC, no entanto, não facilitou na sua análise e abordagem ao jogo, pois como referiu o treinador Francisco Fragateiro, “um adversário que joga o jogo pelo jogo, e sem nada a perder deve ser abordado com a mesma cautela de uma equipa superior pois esses factores anímicos podem se tornar desiquilibradores”. Essa abordagem ao jogo granjeou ao GRUFC uma vitória por confortáveis 27-03 que começou a ser construída desde muito ceda e não foi mais expressiva porque o GRUFC abrandou o jogo na segunda parte por não ter conseguido escalonar mais que três suplentes devido a lesões e ausências forçadas, e também porque deu mais ênfase ao aperfeiçoamento de jogadas estudadas.

O jogo foi de domínio em toda a linha, manifestado sobretudo nos momentos estáticos (formações ordenadas e alinhamentos) onde a equipa do GRUFC mostrou a maior rodagem proporcionada pelos vários amigáveis que tem vindo a disputar, para além dos jogos oficiais. Os homens responsáveis pela supremacia de força, os avançados, foram os primeiros a encontrar a área adversária e marcaram um ensaio pleno de força numa sucessão de “piques” que só acabaram com os primeiros cinco pontos.

Daqui para a frente os mesmo avançados contribuiriam para o avolumar do resultado, proporcionando espaço e vantagem numérica no jogo deixando a finalização nas mãos do 3/4’s, que retribuíram o esforço com mais dois ensaios não convertidos na primeira parte, e dois na segunda sendo que um foi convertido e aos cinco pontos de cada ensaio soma-se mais dois da conversão do ensaio, num total de 27 pontos. Este resultado garantiu ao GRUFC-Cenatex o ponto bónus ofensivo, resultante de marcar mais de 4 ensaios no jogo.

O Marinhense apenas conseguiu mudar o marcador na segunda parte, já o jogo levava vinte pontos para os visitantes.

Mérito no final para as três equipas que souberam dignificar a modalidade e proporcionaram um bom espectáculo aos poucos espectadores presentes, sobretudo para o Marinhense que se encontra num processo de inicio de actividade, parecido com o que atravessa o clube de Guimarães, num concelho como o da Marinha Grande que tal como o vale do Ave é de muita pobreza e onde os apoios escasseiam, sobretudo para uma modalidade ainda muito desconhecida e até mal vista na sociedade.

GRUFC (sub 14) MOSTRAM POTÊNCIAL DE LOBO

No passado domingo, também os “Mini Bravos” mostraram o seu rugby, já que dois atletas sub 14 do GRUFC integraram a convocatória do Estágio de Aperfeiçoamento Técnico da Academia da ARN. O estágio realizado no complexo Desportivo de Lousada contou com atletas sub 14 do CDUP, CRAV, Râguebi de Viana, Companhia do Rugby, CLIP/ERP.

Os pequenos atletas estiveram presentes num estágio cujos objectivos são muito claros e bastantes palpáveis como deixou expresso Nuno Damasceno, técnico da ARN e director desportivo do GRUFC.

Segundo Nuno Damasceno, estas jornadas intensivas de trabalho pretendem “melhorar as qualidades técnicas individuais e colectivas”, que depois se reflectirão, não só no seu jogo individual, mas em todo o conjunto, partido sempre do pressuposto que estes atletas valem pelo grupo e não como individualidades estranhas à equipa como pode acontecer noutras modalidades.

Além disso os trabalhos dos técnicos da Associação de Rugby do Norte/Federação Portuguesa de Rugby passam por “formar os jogadores para um rugby mais competitivo e dinâmico, adaptando-os à actual realidade” e desta forma elevar o nível no seio do seu clube para que no futuro as respectivas equipas possam contar com estes elementos para equilibrar o seu nível de jogo face a clubes mais fortes. Além disso estes estágios ajudam a “iniciar os jogadores no treino físico, levando à criação de hábitos desportivos de alta competição”, para desta forma exista um processo gradual de adaptação à exigências dos escalões competitivos.

Estes estágios ajudam tmabém a fomentar uma base essencial deste desporto que é o “espírito de equipa, cooperação, entreajuda, companheirismo, competição e responsabilidade” que tem como objectivo maior ”incutir o interesse pela modalidade incentivando os jogadores à superação e melhoria com o intuito de atingirem o patamar máximo da carreira de jogador, que é representar a Selecção Nacional Sénior.

Nuno Damasceno, que integrou enquanto jogador as selecções jovens mostrou-se agradado com o nível técnico demonstrado e mostra-se esperançoso de ver mais jovens da zona Norte a chegarem aos Lobos, de preferência se integrados em clubes da zona Norte de forma a poder travar a diferença actual, ao nível sénior, do rugby praticado em Lisboa onde residem os crónicos candidartos, e no resto do país que ainda não conseguiu alcançar o nível desses clubes.

O próximo estágio realiza-se já no dia 28 de Fevereiro e o GRUFC tudo fará para poder contribuir com mais jovens para estes trabalhos de aperfeiçoamento técnico, mostrando que a sua aposta na formação é evidente e tem dado muitos frutos.

GRUFC VAI À ESCOLA


O título desta reportagem mais parece o de um livro de uma conhecida colecção infantil, e foi precisamente a este público que o GRUFC se dirigiu na sua mais recente actividade de divulgação/captação de Rugby.

Os técnicos e atletas seniores foram, integrados na disciplina de Educação Física, apresentar aos alunos da Escola EB 1 do Alto da Bandeira, em Creixomil, a modalidade e, desta forma, cerca de uma centena de miúdos tiveram o seu primeiro contacto com este desporto.

Esta actividade que já no passado visitou cerca de uma dezena de escolas retoma agora o seu curso após um período de acalmia provocado pelo tempo menos bom para a prática desportiva ao ar livre.

Assim sendo, o GRUFC tem planeado um calendário de intervenções em mais escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Concelho, tentando mostrar um desporto diferente às crianças e aos seus encarregados, desmistificando as ideias feitas acerca do Rugby de que é um desporto violento e sem regras. O GRUFC tem também a finalidade de aumentar o número de atletas naquele que são os seus escalões de aposta para o próximo ano afirmando-se cada vez mais como um clube formador.


Eládio Ribeiro

Coordenador de comunicação e imprensa.

3 comentários:

paulo_cavanha.br disse...

PARABENS BRAVOS!

Não só pela vitória do jogo, mas também pela evolução do clube e do rugby. Parabéns ainda pelo trabalho e impacto que o GRUFC está a ter na comunidade local.

Grande abraço!

ps-parabens aos futuros lobinhos!

Placador disse...

Grande Cavanha,

muito obrigado pelas palavras e pelo apoio...

Quando te podemos ver novamente a treinar com a malta? Para quando uma visitinha?

E tentares trazer o teu clube cá? Que dizes?

Abraço

paulo_cavanha.br disse...

Great Eládio,

infelizmente não consegui ir a casa no natal e provavelmente só irei no próximo. Faço questão de passar por guimarães e, caso seja possivel, treinar com os bravos!

Em relação a uma visita com o clube onde treino(treino em 2 clubes: um que joga na 1ª divisão brasileira - o bandeirantes, treino, aprendi e continuo a aprender bastante, mas apenas tive o previlégio de sentar no banco por 2 vezes; e outro, aos sábados de manhã, que é o clube universitário onde comecei a jogar - união cef, sempre que teve jogos joguei os 80. é um clube menor mas com muita vontade e amor ao rugby. já tinha comentado sobre a viagem com o união e gostaram da ideia. É uma ideia possivel de se realizar, mas não sei se ainda este ano. a data possivel para essa viagem teria de ser em julho, dezembro ou janeiro. são os periodos de férias universitárias. tentarei conversar/organizar essa viagem com eles. teria muito orgulho em juntar os dois clubes que me acolheram no rugby.

entretanto lanço o desafio:

que tal um estágio/viagem rugbísica por terras brasileiras?

...claro q de rugby também podemos falar do belo do 3º tempo brasileiro ;) só uma nota: se vierem em dezembro ou janeiro ou mesmo fevereiro garanto o calor das praias!

Grande abraço!!!