terça-feira, 12 de outubro de 2010

DUPLA JORNADA RESUMO DE JOGO

GRUFC MELHOR QUE A ÉPOCA PASSADA NÃO  EVITA DERROTA


O GRUFC –Guimarães Rugby Union Football Club- teve na passada semana a sua estreia relativa à época 2010/11, e logo em dose dupla frente ao mesmo adversário, o CR Famalicão.

A 5 de Outubro, o GRUFC-Cenatex deslocou-se ao campo do Operário de Famalicão, para o primeiro jogo da época a contar para a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal de Rugby.

Tendo em conta o passado de supremacia Famalicense, os homens da cidade berço sabiam que teriam um osso difícil de roer, pois nunca haviam ganho a este adversário e sempre com derrotas por números gordos.
Os homens de Guimarães conseguiram mostrar durante a primeira parte que o seu sistema de jogo defensivo sofreu um aumento considerável qualitativamente e frustraram todas as tentativas de ensaio do adversário conseguindo manter o placard com zero pontos sofridos. No entanto o placard também não mexeria para o lado de Guimarães, pois as boas ocasiões conseguidas de rompimento da linha defensiva adversária nunca conseguiram ir até à tão desejada área de ensaio.

Na segunda parte deste primeiro encontro, fruto do maior desgaste e menor ritmo competitivo dos Vimaranenses, o CRF conseguiu inaugurar o marcador com dois ensaios praticamente seguidos, que são sobretudo erros defensivos momentâneos mais do que são grandes construções de ataque dos homens da casa.

Com o jogo em dez pontos a zero, o GRUFC-Cenatex conseguiu mostrar que o resultado poderia pender para os dois lados, e após uma recuperação de bola num ruck conseguiram os três quartos do GRUFC empreender uma jogada combinada que terminou com o número quinze Manuel Villa-Lobos a encurtar distâncias para 10-07.

A partir deste momento as pernas começaram a faltar a ambas as equipas, e a experiência do CRF foi factor decisivo para selar o resultado em 27-07, fruto de mais dois ensaios e um pontapé aos postes sofridos pelos Vimaranenses já no decorrer dos últimos 15 minutos de jogo.


No sábado passado, e perante um público de quase uma centena de espectadores, o GRUFC-Cenatex, desta feita na qualidade de visitado jogou uma vez mais com o CR Famalicão.

Os seniores do Guimarães queriam mostrar que o jogo da Taça não tinha deixado marcas no plantel, e tentar no sexto jogo oficial entre ambas as equipas uma vitória.

Desta forma o grupo de trabalho vimaranense definiu uma série de objectivos ambiciosos, mas reais, que pudessem garantir o sucesso. Esta forma de trabalho colectiva que muitas melhorias tem conseguido dentro do balneário Vimaranense tem sido incutida pelo treinador Francisco Fragateiro conjuntamente com o Team Builder Rui Abreu, um profissional especializado nesta área, que de forma voluntária tem trabalhado desde o inicio de época com os seniores do GRUFC, e conseguido resultados que pudemos constatar e saudar.

Os seniores começaram então, logo nos minutos iniciais, a mostrar que o segundo jogo não seria como o primeiro e após uma falta sofrida no meio campo ofensiva, o chutador António Peixoto concretizou um difícil pontapé aos postes pondo o marcador em 3-0 para gáudio dos espectadores presentes.

Esta penalidade conseguiu acicatar o CRF que daqui para a frente jogou com o seu mais experiente pack avançado criando enormes dificuldades defensivas à equipa da casa, que conseguiu até à meia hora de jogo aguentar o resultado. Aos 34 minutos de jogo e após uma introdução de bola ganha pelos visitantes, formou-se uma maul dinâmico que só parou dentro da área de ensaio vimaranense.

O resultado ainda mexeria até ao intervalo com o GRUFC- Cenatex e o Famalicão a terem uma penalidade transformada para cada lado pondo o score em 06-10 com vantagem para os Famalicenses.

Na segunda parte, apesar de terem entrado com garra para virar o placard negativo, os homens de Guimarães haveriam de sofrer mais dois ensaios ambos trabalhados mais uma vez pela mais rotinada avançada Famalicense.

Os homens de Guimarães acreditaram sempre e o prémio foi mais um belo ensaio por Luis Teles ao cair do pano deixando o resultado final em 22-11 o que ainda assim foi uma melhoria, quer a nível de pontos marcados como de sofridos no que se refere a todos os encontros anteriores, deixando no ar a possibilidade de na segunda volta a ser disputada em Novembro em Famalicão de uma primeira vitória Vimaranense.

O CRF foi mais uma vez um bom leal adversário dentro de campo, refletindo-se essa elegância de estar nas boas relações estabelecidas entre ambos os clubes do distrito de Braga.

Destaque positivo para o àrbitro Oleg Dudcó, escalado para ambos os embates. Este antigo praticante da modalidade no CDUP, tem sido apontado como um àrbitro exemplar e o seu estilo de condução da arbitragem de jogo proporcionou a que a sua presença fosse sempre menor que os restantes intervenientes, não querendo ser nunca o protagonista do jogo. Nota positiva no aspecto técnico e disciplinar.




SUB 18 AQUECEM OS MOTORES COM DOIS PARTICULARES


Provando que as boas relações institucionais podem dar frutos positivos as duas direcções de Guimarães e Famalicão conseguiram atender à necessidade de rodar os seus planteis sub-18 com vista ao inicio do campeonato desta categoria, nesse sentido ficaram marcadas para os dias de jogo entre ambas as formações seniores, embates dos seus sub´s.
 Destaque para os números folgados com que a jovem experiente formação vimaranense vergou o CRF.

No dia 5 de Outubro, mesmo com alguns dos possíveis titulares ausentes, a turma vimaranense conseguiu mostrar que tem muitos praticantes com altos níveis técnicos e tácticos e levou de vencida os Famalicenses por 43-00.
No passado sábado, já com a equipa praticamente toda, os “Bravos” conseguiram uma vitória por números ainda mais expressivos, desta feita o score final foi de 91 pontos sem resposta, apesar da estóica oposição da equipa adversária, mas que não foi capaz de se ôpr à estrutura bem organizada e fisicamente mais possante dos locais.
Estes dois encontros serviram para testar as possibilidades dos “Bravos” que, apesar da falta de experiência competitiva (relembre-se que esta é apenas a segunda época do GRUFC), poderá superar os resultados competitivos do ano transato.

Eládio Ribeiro
Coordenador de comunicação e imprensa.


Sem comentários: