sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NESTES 2 ANOS DE VIDA UMA REFLEXÃO...

Há algum tempo escrevi este texto para uma apresentação do GRUFC. É um texto que resume algumas das coisas que fizemos, porque o fizemos e o que queremos vir a fazer. Este texto é dedicado a todos, Direcção, Treinadores, Jogadores, Pais, Apoiantes, todos os que nos ajudam a ser melhores. Inclusive os nossos oponentes que nos ensinam a sermos mais fortes e a superar-mo-nos para os poder superar.

Aqui fica o texto, que vos inspire à grandeza:



A 3 de Novembro de:


1220 - Morre Urraca de Castela, rainha de Portugal, esposa de D. Afonso II.

1591 - É eleito o Papa Inocêncio IX.

1887- É fundada a Associação Académica de Coimbra, a mais antiga associação de estudantes de Portugal.

1957 Morre - Laika, o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial.

1992 -Bill Clinton é eleito 42° presidente dos Estados Unidos.


2008- Nasce o Guimarães Rugby Union Football Club - GRUFC


Este cedo se mostrou como um clube diferente na comunidade vimaranense, primeiro devido ao desporto praticado, sem qualquer raiz ou tradição na região, mas sobretudo pelas suas características como instituição, que muito extrapolaram a função de “promotor desportivo”.

O GRUFC nasce a partir da iniciativa da Tempo Livre que em 2007, em plena ressaca pós-Mundial, onde Portugal participou pela primeira vez, decidiu promover uma captação de rugby no concelho. A iniciativa teve um êxito estrondoso com mais de centena e meia de curiosos a participarem nestas acções. Surgia aqui o primeiro sinal de que o rugby teria um futuro risonho na cidade berço. das gentes

A partir de 2008 surgia então um clube com um nome bem complicado de decorar, mas que daí a algum tempo entraria no vocabulário das gentes de Guimarães por força das muitas iniciativas de reconhecido valor e que deram já origem a que o GRUFC fosse notícia em órgãos de comunicação social nacionais como o jornal O JOGO, o site MSN, o site da Confederação do Desporto, a Porto Canal, a Guimarães TV, o Canal Guimarães, o site RUGBY PORTUGAL (o mais importante site dedicado à modalidade) bem como os vários jornais do concelho e da região,

O clube foi notícia não só pelos seus feitos desportivos, como o de no seu primeiro jogo oficial ter tido mais de 500 pessoas, ou a sua primeira vitória fora de portas ter sido conseguida por números gordos (67-0), mas sobretudo pelas suas actividades dedicadas à comunidade local.

Entre estas actividades destacam-se a Recolha de Sangue em conjunto com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães, as recolhas solidárias de alimentos em favor da CERCI de Guimarães e dos desalojados da Madeira que em conjunto renderam quase 3 toneladas de alimentos, o acolhimento gratuito de dezena e meia de crianças em programas de risco de exclusão social integradas na FRATERNA, cooperativa de Solidariedade e Integração Social.

Os Bravos de Guimarães, cognome da equipa, são já conhecidos no meio rugistico e desportivo pelo seu projecto enquanto instituição. Os seus valores enquanto instituição que passam da direcção e do corpo técnico para os seus atletas e apoiantes há muito extrapolaram os valores apenas desportivos. A combatividade tipica do desporto aliou-se ao altruismo social, a competitividade com ética, o respeito mutuo e o respeito p´roprio são pedras basilares não só dentro de campo, mas no dia-a-dia de todos aqueles que defendem este clube e esta filosofia do "Rugby Way of Life".

Esta filosofia levou a que neste curto período de vida o GRUFC conseguisse parcerias com algumas instituições que se aperceberam da vitalidade e pro-actividade desta instituição, dentre estas a Tempo Livre e a Cenatex destacam-se pelo maior dinamismo e visibilidade.

É esta filosofia que nos guiará aos triunfos nos vários "campos de jogo", sejam relvados deste país, sejam nas salas daqueles com quem colaboramos. É com este pensamento positivo que formaremos "equipas de cidadãos" mudando positivamente quem nos rodeia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um club, uma equipa,um grupo de colegas,
um grupo de amigos, que partilha os mesmos gostos desportivos, que amam o melão , uma força amiga e "mais amigos" pela vitória de uma cidade que é "BERÇO pela história, BERÇO pela Nacionalidade, Berço pela Força, Berço pela notariedade, Berço pela União, Berço pelo club" Cidade que em 2012 será capital europeia da cultura, mas tambem uma cidade piloto graças a pessoas que amam um belo desafio como é criar um clube de RUGBY, não somos meninos do futebol que por alguma coisa caí-mos e chora-mos, nós chora-mos por VITÓRIAS, COISAS IMPOSSIVEIS, COISAS QUE MARCAM O NOSSO CORAÇÃO DE FERRO, um clube que marca um "Ensaio" por uma causa justa, e que deixa tudo em campo, sangue, suór, lagrimas e dedicação por esta causa. Não treina-mos no melhor campo , pois não? Não, treina-mos ao frio e á chuva; Não somos o clube mais abastado financeiramente do Norte pois não? Não, mas temos os nossos patrocinadores que acreditam em nós, a quem todo o clube agradece fortemente, e que "alimenta" este "way of life" pois acreditam em NÓS, e acreditam que o Guimarães Rugby Union Football club(GRUFC) não é só um grupo de gajos que gosta de se massacar, pois somos o grupo de gajos com "tomates" permitam-me a expressão, para enfrentar qualquer equipa, quer seja pelo campeonato, taça, amigavel, e/ou por uma causa, POIS SOMOS...BRAVOOOOOOOOOOS POR GUIMARÃES.
Parabens pelo 2º aniversário desta familia GRUFC, para voçês, para mim, para os pilares desta familia, aqueles a quem deve-mos a vida deste clube, Direcção, Treinadores, Atletas, Camara Municipal de Guimarães, Cooperativa Tempo Livre. Patrocinadores, Apoiantes, Aficionados, Muito Obrigado..
Bravooooooos Por Guimarães, por Portugal, e pelo Rugby...

Um Bravo.. dois Bravos, 15 Bravos, 268 Bravos...

Anónimo disse...

Eduardo,

Para quando as fotografias da 1ª RAU!
Foi muito boa...

Um abraço e Muitos Parabéns!

Anónimo disse...

Tanto erro ortográfico...! Mas a mensagem é bonita.