terça-feira, 30 de novembro de 2010

RESUMOS DO FIM-DE-SEMANA

Rugby- GRUFC mantém terceiro lugar e melhora rendimento



Numa tarde soalheira mas onde o frio se fez sentir, a equipa sub 18 do GRUFC deslocou-se a Lousada para defrontar a Escola de Rugby do Porto, lider do campeonato da II Divisão - Zona Norte, apenas com vitórias.

Esperava-se uma partida dificil para os vimaranenses, que tinham perdido o primeiro embate com a ERP por 67 pontos sem resposta, facto que se confirmou apesar dos 15 minutos iniciais de forte persistência dos visitantes, que resistiram e demonstraram que não tinham ido a Lousada apenas para cumprir calendário e que obrigaram a ERP a uma aplicação total ao jogo.

Baseando o seu jogo no forte pack avançado que possui, o XV vimaranense lutou e conseguiu por diversas vezes empurrar os portuenses para o seu reduto, tendo mesmo marcado um ensaio que foi incompreensivelmente anulado pelo árbitro, que pautou a sua exibição pela insegurança e constantes más decisões, que em tudo contribuiram para a lentidão com que a partida decorreu, fruto das constantes interrupções, desnecessárias no entender dos intervenientes das duas equipas.

O primeiro tempo terminou com um 17 - 0, que embora justo para o desempenho das equipas, penalizava em demasia os vimaranenses, pela sua entrega e determinação.

O segundo tempo começou com uma tentativa de equilibrar o jogo por parte dos Bravos, mas que, fruto de uma série de decisões do árbitro, viu o seu jogo manietado, o que permitiu ainda mais facilmente à ERP construir o seu jogo e marcar uma série de ensaios já sem uma oposição tenaz, como vinha sendo até aqui.

O jogo terminou com uma série de tentativas do GRUFC para marcar o ensaio de honra, que viu mais uma vez os seus intentos parados por uma decisão arbitral, parando uma jogada de insistência do pack avançado em cima da linha de ensaio.

Os 48 - 0 finais realçam a superioridade da ERP, lider do campeonato, mas castiga os Bravos de forma exagerada, pala galhardia com que se bateram neste encontro.

As equipas de arbitragem devem de alguma forma uniformizar critérios entre si, pois de semana para semana os atletas em formação deparam-se com decisões contraditórias e que em nada facilitam a assimilação das regras do jogo, já de si complexas, havendo interpretações pessoais das regras por parte de alguns árbitros, que colocam sérias dúvidas aos jovens jogadores na forma como devem encarar certas situações do jogo.

Uma nota também, para o facto de nestes escalões e divisões secundárias, os treinadores não estarem preocupados com os resultados mas sim com o crescimento dos atletas enquanto homens e jogadores, pelo que as más decisões dos árbitros afectam de sobremaneira o trabalho que ao longo da semana se desenvolve nos clubes, desmoralizando os jogadores.




SUB 14 garantem futuro de qualidade


No mesmo dia em que o segundo escalão competitivo do GRUFC jogava em Lousada, aqueles que garantirão a continuidade deste escalão, os sub 14, mostravam a sua evolução em relação à Primavera passada, altura em que este escalão foi formado.

Pedro Alves, treinador dos sub 14 deu-nos a conhecer um balanço muito positivo de 6 meses de trabalho com este grupo que tem sido o que mais crescendo tem obtido no numero de atletas inscritos desde o inicio da temporada do Bravos.

Este grupo que no passado sábado, na fria vila de Arcos de Valdevez obteve 2 vitórias, um empate ao cair do pano depois de ter estado sempre a vencer, e uma derrota final que se deu pelo muito cansaço e frio que os jovens vimaranenses sentiram já no final do dia.

Como nos explicou o treinador Pedro “este grupo formou-se pela necessidade de dar maior ritmo competitivo a um grupo crescente de miúdos que estavam numa idade muito próxima de passar ao grupo dos sub 16/18 e sofriam um impacto muito grande a nível de ritmo, técnica e sobretudo de contacto físico. O grupo sub 14, alem de dar maior expressividade ao clube que fica, deste modo, com 4 grupos diferenciados (Seniores, Sub 16/18, Sub 14 e Escolinhas sub 8/10/12) ajuda estes miúdos a terem maior conhecimentos de jogo e maior ritmo, jogando regularmente contra adversários do mesmo calibre.”

O torneio deste fim-de-semana em Arcos foi apenas o segundo da época para os Bravos, que devido às suas limitações geográficas e orçamentais não tem podido ir a grande parte dos torneios regionais que se têm realizado sobretudo na região de Lisboa, onde se situam perto de 50% dos clubes nacionais.

Os Bravos jogarão ainda no mês de Dezembro mais um torneio, sendo que o GRUFC estará a tentar organizar um torneio na cidade de Guimarães nos próximos meses de modo a que os adeptos da modalidade possam disfrutar do Rugby do futuro de nível nacional.


Eládio Ribeiro


Coordenador de comunicação e imprensa.

Sem comentários: