terça-feira, 16 de novembro de 2010

GALA RAU


No passado sábado, dia 6 de Novembro de 2010, no Multiusos de Guimarães reuniram-se cerca de 300 elementos da cada vez maior família do rugby nacional, para a primeira RAU (Rugby Anual Union).


Esta iniciativa partiu do clube da região o GRUFC (Guimarães Rugby Union Football Club), com vista a celebrar o seu segundo ano de existência. Este evento, o primeiro do género realizado em Portugal, teve como base um jantar de gala, onde foram distinguidos os atletas do clube, que na época transacta revelaram um desempenho acima da média, e também foram premiadas entidades e jogadores que se destacaram no âmbito do rugby nacional.

Na gala estiveram presentes o Dr. António Magalhães, Presidente da CMG (Câmara Municipal de Guimarães), Dra. Cristina Azevedo, Presidente da Fundação Cidade de Guimarães e responsável pela organização da CEC 2012 (capital europeia da cultura), Amadeu Portilha, Vereador da CMG, Drª. Sofia Ferreira, Administradora da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Xavier, anterior Presidente da CMG, Pe. Armando Luís de Freitas, Arcipreste de Guimarães e Vizela, Engº Carlos Amado da Siva, Presidente FPR (Federação Portuguesa de Rugby), Dr. Miguel Vareta, Vice-presidente da FPR, Delfim Barreira, Secretário-geral da FPR Dr. Gonçalo Borges, Presidente da ARN (Associação de Rugby do Norte), Eng. Aníbal Rocha, Director Executivo da Tempo Livre, Dr. Rodrigo Fragateiro em representação do maior e mais importante patrocinador do GRUFC - a Cenatex – Joaquim Vaz Ferreira, o jogador com maior número de internacionalizações, Albano Coelho Lima, decano dos jogadores vimaranenses, e ainda os atletas, seus amigos e familiares, treinadores dos vários escalões, e ainda estiveram presentes dirigentes de vários clubes de rugby, entre outros convidados.

Este jantar que reuniu vários clubes do Norte, Centro e Sul, demonstrou o respeito e a união que a modalidade incute aos seus praticantes, onde a maior parte dos quais, depois de praticarem a modalidade encaram-na como um estilo de vida, seguindo os seus princípios que através da disciplina, controle, respeito mútuo e camaradagem é forjado o senso de fair play, definindo o Rugby como o Jogo em si.

No uso da palavra José Couceiro da Costa, presidente do GRUFC, enalteceu a participação transversal da sociedade vimaranense no projecto “Rugby” realçando a atitude particularmente activa dos pais dos cerca de 100 atletas que actualmente militam no GRUFC. José Couceiro referiu-se também à génese do Clube expressando o reconhecimento a Amadeu Portilha.

Amadeu Portilha, que foi o grande homenageado da noite recebendo das mãos Presidente da Câmara a mais alta distinção do Clube – o “Melão de Ouro”). Nas palavras de agradecimento Amadeu Portilha elogiou a elegância do prémio e manifestou o seu particular contentamento por ter sido o responsável da sementeira do Rugby em Guimarães, com a criação das Escolinhas de Rugby da Tempo Livre, contudo elogiou o conseguido trabalho da direcção do GRUFC, pois num curtíssimo espaço de tempo – 2 anos – alcançou um dinamismo uma capacidade de penetração na sociedade digno de registo.

Do rol de premiados, cerca de 25, para além das distinções aos diversos escalões sobressaíram os nomes de João Pedro Faria e António Peixoto, sub 18 e sub 21 respectivamente, cada um deles arrecadou a Menção Honrosa em prata, destinada a jogadores convocados para os programas de treino das respectivas Selecções Nacionais.

Na categoria de “Clube revelação” o prémio foi entregue ao CRAV (Clube de Rugby dos Arcos de Valdevez) e a escolha da personalidade com maior contribuição para o Rugby nacional – prémio Aspa de prata – recaiu em Bernardo Rosmaninho, autor do site “Rugby Portugal”. Ainda a destacar a presença da Cáritas Diocesana do Funchal que foi agraciada com o prémio “Bravo Solidário” em parceria com José André Ferreira, jogador do Clube, tendo o mesmo recebido um rasgado elogio de António Xavier, presidente da Direcção do Lar de Santo António, que procedeu à entrega de ambas os prémios.

Por sua vez o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby enalteceu o percurso e a determinação e os valores do jovem clube vimaranense vincando a ideia que este espelha bem o desenvolvimento que a modalidade tem registado no norte do país. Amado da Silva, que veio acompanhado por significativa delegação da FPR, a terminar, confessou que a dimensão da RAU tinha superado as suas expectativas e que esta seria, por certo, a maior festa dedicada ao Rugby em Portugal.

Já António Magalhães felicitou o GRUFC pela capacidade de em tão pouco tempo criar um verdadeiro Clube, com evidente sentimento de grupo, alicerçado nos valores da Ética e da Competitividade, valores esses que contribuíram para que a RAU, logo na sua primeira edição, alcançasse a expressão que ficou patente no Pavilhão Multiusos. A terminar fez votos que a próxima edição decorra com o mesmo espírito união, pois são eventos como este que dignificam o desporto associativo em Guimarães.



A noite terminou em ambiente de festa com um leilão de uma camisola da Selecção Nacional, autografada por todos os “Lobos”.


1 comentário:

Anónimo disse...

e AS FOTOS QUE O OUTRO MIUDO ESTAVA A TIRAR?